15 de junho de 2017

Amuletos: Djed

A coluna de Djed é um amuleto associado a Osíris e a coluna vertebral, assim como muitos amuletos egipcios, a coluna de Djed era servia para proteger os mortos na sua vida após a morte.

Origem:
Dizem que após ser morto por Seth, Osíris foi colocado em um esquife e jogado no rio Nilo, o caixão acabou encalhando na cidade de Biblos e dando origem a uma árvore sagrada. O rei da cidade usou a árvore para construir um pilar para o seu palácio sem saber que ela abrigada um deus.

Quando soube da morte de Osíris Ísis foi até Biblos procurar o corpo, ela serviu ao rei da cidade e ganhou o direito de pedir algo em troca, Ísis então pediu o pilar da árvore sagrada e retirou o corpo de Osíris de dentro, por fim ela consagrou o pilar com mirra e o enrolou em bandagens de linho, desde aquele dia o pilar passou a ser conhecido como pilar de Djed

Função:
A coluna de Djed era um simbolo de estabilidade e durabilidade sendo muitas vezes associada à coluna vertebral. Antigamente ela serviria para assegurar a ressurreição e vida eterna do falecido.

No Livro Egípcio dos Mortos há um encantamento que se pronunciado sobre um djed de ouro posicionado sobre o pescoço de um defunto, poderá fazer com que a múmia recupere o uso da coluna sendo capaz de se sentar

Como é usado:
Geralmente ele era colocado próximo à coluna vertebral da múmia, mas o simbolo também poderia ser pintado nos caixões.

Hoje em dia ele é usado como qualquer outro simbolo amuleto, seja em forma de pingente ou tatuagem, no entanto por estar ligado à coluna, é recomendado usa-lo no pescoço como colar.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Djed
https://edukavita.blogspot.com.br/2016/05/djed-origens-e-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário