16 de junho de 2017

Feitiços: Constelações 5

Continuando os post sobre constelações, dessa vez focado em animais

Canes venatici
Também conhecidos como os cães de caça, essa constelação representaria Astérion e Chara, cães de caça da constelação de Boötes, em algumas versões Boötes era um pastor de ovelhas filho de Demeter, quando o pastor morreu Demeter pediu a Zeus que transformasse o filho e seus cães em estrelas.

Canis Major e Minor
Na mitologia grega Canis major representava Laelaps, o cão magico capaz de alcançar qualquer presa, enquanto Canis Minor representava a raposa incapturável de Têumesso, Lealaps ele foi trazido até Tebas para captura a raposa mitológica que assolava a região. Isso gerou um paradoxo uma vez que Laelaps poderia capturar qualquer coisa e a raposa era um ser incapturável, Zeus então decidiu transformar os dois animais em pedra e coloca-los nos céus.

Chamaleon e Musca
Apesar de não possuir uma mitologia própria, Chamaleon costuma ser retratado como um Camaleão capturando a constelação de Musca, a Mosca.

Columba
Columba simboliza a pomba que Noé enviou em busca de terra seca depois do Grande Dilúvio, ela costuma ser retratada voando em direção à constelação de Argo, sendo uma representação da arca de Noé.

Corvus
Corvus costumava ser um corvo servo de Apolo, que em certa ocasião recebeu a tarefa de vigiar Coronis, uma de suas amantes. Naquela época os corvos tinham uma plumagem branca, mas quando o corvo contou que Coronis estava traindo o deus, Apolo ficou tão furioso que chamuscou as penas da ave a tornando completamente negra.

O corvo continuou servindo o deus até o incidente com a taça e a cobra, em que o corvo tentou culpar a serpente devido ao seu atraso em encher a taça de água, percebendo a mentira da ave, Apolo lançou os três em direção aos céus.

Cygnus
Cygnus possui várias lendas ao seu respeito, uma delas conta sobre Phaeton e Cycnus, Phaeton era um semideus filho de Helios, o deus do sol, certo dia Phaeton tentou conduzir a carruagem de seu pai por um dia, como o jovem não conseguiu controlar os cavalos, a carruagem correu desgovernada pelos céus quase incendiando a terra, para evitar um desastre maior Zeus atingiu a carruagem com um raio matando Phaeton.

Cycnus procurou o corpo de seu amigo e descobriu que ele havia caído em um rio, sem conseguir recuperar o corpo, Cycnus pediu aos deuses que o transformassem em um cisne, se isso acontecesse ele viveria apenas o tempo que um cisne comum vive, após ter o seu pedido atendido Cycnus resgatou Phaeton do fundo do rio e lhe deu um funeral apropriado, como homenagem os deuses colocaram Cycnus nos céus.

Equuleus
A Cabeça de Cavalo é associada à Hippe, filha do centauro Chiron, quando ela descobriu que estava gravida, fugiu para ter seu filho nas montanhas, após dar a luz ela pediu aos deuses que a escondessem de Chiron, então os deuses a transformaram em um cavalo e a colocaram nos céus, até hoje a cabeça de Hippe pode ser vista escondida atrás de Pegasus.

Grus
Assim como Chamaleon e musca, Grus não tem uma relação com a mitologia, embora a ave que a representa, o grou seja considerada sagrada para Apolo

Hydra e Hydrus
Alem de ser associada com a constelação de corvo a Hydra também era descrita como um dis sete trabalhos de Hércules, a Hidra de sete cabeças. Já Hydrus não possui qualquer relação com a mitologia, sendo muitas vezes referido como a Cobra Macho.

Lacerta
O Lagarto, essa constelação também não possui relação com a mitologia antiga, sendo provavelmente outra homenagem à animais exóticos.

Leo Minor
Leão menor, por ser uma constelação relativamente nova, ela nunca foi associada a qualquer mitologia

Lepus
A lebre, muitas vezes retratada como uma lebre sendo perseguida pelos cães de caça de Órion, não há um mito especifico, o que deixa a impressão de que a constelação representa uma cena de caçada.

Lupus
Antigamente essa constelação era conhecida como Bestia, a besta, representando uma criatura hibrida de humano, leão e lobo.

Lynx
Lince foi nomeada por Hevelius, embora não se saiba se ele pensou em alguma lenda ao batizar a constelação. Algumas pessoas ligam o nome Lynx com Lynceus, um dos Argonautas, um homem com a visão tão aguçada que poderia ver coisas no subsolo.

Pavo
O Pavão. Dizem que um dos servos de Hera, a rainha dos deuses era Argos, um gigante com cerca de cem olhos, quando Argos foi morto por Hermes, Hera o homenageou colocando seus olhos na cauda de sua ave favorita, o pavão

Serpens
Na mitologia grega Serpens representa uma serpente gigante sendo carregada por Asclepius, um curandeiro que descobriu a cura para a morte ao observar uma cobra trazendo a outra de volta à vida com a ajuda de algumas ervas, para evitar que Asclepius tornasse a humanidade imortal, Zeus o atingiu com um raio. Apesar disso Zeus resolveu homenagear seus talentos médicos o transformando em uma constelação.

Tucana
O Tucano não possui nenhuma relação com qualquer mitologia sendo apenas uma homenagem ao pássaro de aparência diferente e exótica

Vulpecula
Antigamente essa constelação era representada por uma raposa carregando um ganso para Cérbero, isso porque antigamente costumava existir uma constelação chamada Cerberus que acabou se tornando obsoleta.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canes_Venatici
https://mitologiahelenica.wordpress.com/2015/06/22/raposa-de-teumesso/
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/musca-constellation/
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/chamaeleon-constellation/
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/corvus-constellation/
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/cygnus-constellation/
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/equuleus-constellation/
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/grus-constellation/
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/lupus-constellation/
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/lynx-constellation/
https://en.wikipedia.org/wiki/Lynceus_(Argonaut)
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/pavo-constellation/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escul%C3%A1pio
http://www.constellation-guide.com/constellation-list/vulpecula-constellation/

Nenhum comentário:

Postar um comentário