5 de dezembro de 2014

Amuletos: Onigawara

Meu primo esta com uma verruga no dedo e estava esfregando um casca de banana dizendo q a verruga iria sair depois de 5 dias fazendo isso... O único problema é que eu acho que aquilo era um calo...E eu não sei se dá certo esfregar a casca de uma banana na verruga... bem quando esse post for publicado já vai ter passado cinco dias... Nesse momento eu devo estar me arrumando para jantar. (ou chorando por causa das provas)

Onigawara significa telha do oni, (oni seria uma especie de ogro), apesar do nome, nem sempre as onigawara tem a forma do rosto de um oni, podem ter forma de flores ou outros tipos de criaturas.

São muito parecida com as gárgulas, já que uma das suas funções é proteger contra maus espíritos e desastres naturais, tanto é que elas costumam ser colocadas nos pontos no nordeste das construções, pois essa região é conhecida como portal do oni. No nordeste de Kyoto, há um monte chamado de monte Hiei, onde foi construído o templo Enryakuji para proteger a cidade das influencias do portal do oni, vários lugares costumam usar onigawara para exorcizar esse ponto.

As mascarás Hannya tem um proposito parecido, elas representam espíritos de mulheres maldosas e ciumentas que viraram onis, e que também servem para espantar os maus espíritos.

Achei interessante isso, talvez quando eu parar de fazer posts temáticos, eu procure sobre mais lendas de estatuas.

Fontes:
http://aoikuwan.com/2011/07/20/onigawara-e-mascaras-hannya/
http://myphotosofjapan.blogspot.com.br/2012/05/begone-evil-spirits.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário