7 de dezembro de 2014

Mitologia: Baku

Cara... Se tem um dia que eu odeio, é domingo, que dia mais sem graça, passar roupa, estender a roupa, ouvir a minha mãe gritando comigo, nada de bom no you tube, sei lá, domingo tem um clima de: Ha ha, amanhã é segunda-feira e você vai ter que acordar cedo, não tem nada de bom passando e nada de bom para fazer. Num domingo é melhor nem olhar na minha cara...

Baku é uma criatura de origem chinesa,, também muito conhecido no folclore japonês, ele é muito semelhante a uma anta, descrito como tendo corpo de urso, patas de tigre, tromba de elefante, cauda de boi e olhos de rinoceronte (não... O que raios os olhos de um rinoceronte tem de diferente dos outros animais?, se fossem olhos de camaleão seria compreensivo... mas rinoceronte??!!!) Na China antiga ele era descrito como um bode com nove caudas, quatro orelhas e olhos nas costas (eu preciso desenhar isso).

Uma de suas habilidades mais conhecidas é o de devorar pesadelos, maus espíritos causadores de doenças e a má sorte, as pessoas ao acordar de um pesadelos dizem três vezes: Dou o meu sonho para Baku comer. Outras vezes se é colocado a imagem do Baku nos ornamentos das camas ou então o kanji pintado de dourado em travesseiros da nobreza. Dormir sobre a pele de um, manteria o infortúnio longe (apesar de que acho que usar a pele de um animal sagrado como cama deve dar uma má sorte do caramba... minha opinião é claro)

Ele usa a sua tromba para sugar os pesadelos e em seguida os transforma em boa sorte (ou seja ele caga sorte... Não precisam levar esse comentário a sério). Mas você não dele olhar para um baku enquanto ele se alimenta ou então você terá pesadelos devido ao choque de sua aparência.
Apesar de tudo há algumas versões que contam que o baku não devora apenas pesadelos, mas sonhos bons também, isso também pode causar problemas as pessoas é por causa dele que nem sempre lembramos nossos sonhos (isso me lembra que faz muito tempo que eu não tenho um sonho realmente interessante).

Dizem que ele foi feito com as peças que sobraram no final da criação, por isso a aparência bizarra e por ele ser tão especial para os deuses.

Fontes:
http://yokai.com/baku/
http://elyoukaidiario.blogspot.com.br/2012/03/baku-devorador-de-suenos.html
http://medob.blogspot.com.br/2012/05/monstros-japoneses.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário