19 de fevereiro de 2024

Significado das cartas de baralho

Anos atrás uma amiga me contou sobre o significado das cartas de baralho, não sobre Tarot ou as cartas representarem monarcas reais, mas uma simbologia que costuma ser replicada em todos os baralhos, ou pelo menos nos baralhos mais clássicos. Ela havia lido isso em um site em japonês e como até hoje eu nunca encontrei nenhuma tradução, resolvi escrever esse post com o que eu consigo lembrar e cabeça.

Cada um dos naipes do baralho representa uma coisa, copas, representa amor, ouro, riqueza, paus, sabedoria e espadas representa a morte.


O Valete representa uma pessoa jovem, No Valete de pau o rosto está ligeiramente virado de costas para o trevo, o conhecimento não é completamente ignorado pelo Valete, mas também não é algo que ele realmente busque ou se interesse.

Valete de Ouro olha para o símbolo da carta, porém não diretamente, ele busca a riqueza, mas ele ainda é sustentado pelos seus pais, isso não é a principal preocupação dele

Já o Valete de copas está completamente virado olhando diretamente para o coração, ele busca amor, paixão e romances, afinal ele ainda não encontrou uma rainha.

Por fim temos o Valete de espadas que ignora completamente o símbolo de seu naipe, ele não se preocupa com a morte, afinal ele é jovem e tem a vida inteira pela frente.

O rei de paus já é mais maduro, ele olha de lado para o trevo, ele sabe que conhecimento é importante, ainda assim há outras preocupações, e sabedoria não é exatamente a principal.

O rei de copas já está casado, encontrar um amor já não é o seu objetivo, mas ele sabe que não deve ignorar a rainha, amor para ele é tão importante quanto conhecimento.

O rei de ouro olha diretamente para o diamante do naipe, ele já é um homem adulto com uma família para sustentar e esse é o principal objetivo dele

O rei de espadas já não é um jovem inconsequente que ignora a morte, ele desvia o olhar no naipe, mas sem ignora-lo completamente, ele reconhece a presença dela.

Já as rainhas possuem um certo equilíbrio, A Rainha de copas já está casada, então encontrar um amor não é uma preocupação, A Rainha de ouro assim como o Valete é sustentada pelo Rei, ela ainda busca riqueza, mas não precisa se preocupar com isso. Assim como o Rei, a rainha de paus busca conhecimento, mas novamente isso não é uma preocupação para ela.

A única rainha que está com o rosto em uma posição diferente é a de espadas, que assim como o rei, ela não ignora a morte, mas evita olhar para o símbolo de espadas.

E por fim temos a minha carta favorita, o Ás, pode parecer pequeno, mas pode representar o valor mais alto dependendo com jogo, o Ás representa a própria morte, tanto que se olharmos para todas as cartas, o naipe aparece bem pequeno, menos no naipe de espadas, que costuma ocupar quase a carta inteira.




2 comentários:

  1. Que interessante!! A partir de agora vou notar essas características sempre que jogar canastra :D

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira aula. Gostei de conhecer mais dos significados de cada carta. Já joguei baralho, mas nunca tive essas noções que você me fez ter hoje.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir