25 de setembro de 2020

O Livro- Vitral de sereia

O segundo "vitral" teria a figura de uma sereia, no desenho original ela teria o cabelo mais curto, mas o cabelo comprido ficaria melhor para dar a impressão de movimento.


Enquanto eu fazia as primeiras versões do rascunho, eu percebi que eu não conseguia desenhar os dois braços dela de forma que parece natural e acompanhasse o movimento do corpo, ele sempre acabava batendo no quadril o que me obrigaria a sobrepor, ou deixar em um ângulo igual ao do outro braço, e o resultado não me agradava muito.



Foi então que eu lembrei de uma ilustração de sereia que eu vi quando era pequena, onde ela estava na exata posição que eu queria desenhar, então eu fui pesquisar a imagem, e...

Tá, agora eu sei pq o braço nunca ficava na posição que eu queria...

Eu pensei em desenhar ela de lado, mas esse ângulo não ficava tão bem de ponta cabeça e eu queria algo diferente, então eu tentei desenhar ela como se estivesse nadando para baixo, deu um pouco de trabalho, mas eu gostei do resultado final.

            

A ideia inicial era desenhar corais escondendo uma parte do rosto, mas corais são muito difíceis de desenhar e ainda mais de recortar, então eu acabei desistindo da ideia


Passei o desenho para o livro e comecei a recortar, eu até tentei colocar um coral furando com uma agulha, mas no fim das contas não deu certo e eu tive que cortar ele fora.


A parte do rosto foi a mais difícil, eu tive que literalmente reconstruir o olho dela, pois o contorno ficou muito fino e ele acabou rasgando.


Terminei de recortar o contorno e comecei a pintar com tinta nanquim, as mãos ficaram meio deformadas e as escamas seguem um padrão bem difícil de manter, mas deu certo.


Eu colei um plástico no verso e comecei a pintar com o esmalte, como as escamas eram muito pequenas, eu usei um palito e uma agulha para pingar gotinhas pequenas dentro do contorno. É muito importante que o contorno esteja bem colado no plástico, caso o contrario o esmalte irá vazar por baixo.


Eu usei o esmalte mais barato que eu consegui encontrar na loja, eles eram cremosos e possuíam uma cor sólida, é bom, pois você sabe exatamente com qual cor ele irá ficar, mas se eu fosse fazer de novo, eu usaria esmaltes mais translúcidos para dar um efeito mais transparente. O único esmalte translucido que eu usei foi o da ponta da cauda.


Outra coisa importante na hora de fazer esse tipo de trabalho, é esperar o esmalte secar bem, e isso pode levar mais de um dia, se o esmalte não secar direito ele irá grudar na pagina anterior, estragando todo o seu trabalho. 


Eu deixei o livro aberto, secando de um dia para o outro, na manha seguinte eu achei que a tinta já havia secado então eu fechei o livro. A tinta da pagina anterior marcou o cabelo da sereia e eu tive que pinta-lo de novo. Não foi uma tarefa fácil, o cabelo da seria não ficou tão liso e bonito como da primeira vez, e talvez eu tenha me intoxicado com o cheiro de esmalte e removedor... 


Dessa vez eu prendi a pagina com um clip de papel e deixei ele secando bem mais tempo, 



Definitivamente essa pagina deu trabalho, mas ela não é nem de longe tão trabalhosa e cansativa quanto a próxima que irei falar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário