8 de outubro de 2017

Contos: Maui levantando os céus

De acordo com algumas lendas, houve uma época em que o céu era muito próximo da terra, sendo que quando as plantas cresciam, suas folhas eram prensadas contra as nuvens as deixando abertas e planas, com o passar do tempo as plantas emburraram as nuvens para o alto permitindo que os humanos pudesse rastejar por ai.

Maui observando que as plantas não eram o suficiente para manter os céus no alto acima da cabeça dos homens, decidiu levantar os céus, para isso ele teve que pedir ajuda ao seu pai, Ru, aquele que sustentava os céus.

Ru havia recebido esse titulo após colocar estacas no topo de algumas árvores para que elas mantivessem o céu no alto, porém Maui o ridicularizou por se orgulhar de um feito tão ridículo e simples quando eles poderiam levantar o céu alto o suficiente para que ele não caisse mais.

Apesar de ter irritado seu pai, Maiu conseguiu convence-lo de que eles poderiam levantar os céus juntos. Enquanto Ru estava no sul, Maui foi no norte e se posicionou, com um sinal os dois começaram a empurrar a massa azul com as costas usando a força das pernas e dos braços contra a terra.

Quando já podiam ficar agachados, eles, com um certo esforço, passaram o peso para os ombros, então para as mãos e enfim para a ponta dos dedos quando o céu se afastou completamente ficando suspenso no ar.

Algumas versões contam que o pai de Maui acabou ficando preso entre as estrelas, sem conseguir se libertar ou voltar para a terra, Ru morreu lá em cima, seu corpo apodreceu e seus ossos eventualmente acabavam caindo nas praias dando origem à pequenos pedaços de pedra pome

Fontes:
http://www.sacred-texts.com/pac/maui/maui06.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário