10 de outubro de 2017

Plantas: Orquídea

Orquídea, bela e exótica, uma planta de clima tropical que floresce em lugares sombreados e úmidos. Pode ter diversos formatos, cores e aromas, algumas podem exalar um aroma que lembre o cheiro de carniça, percevejo, canela ou até mesmo chocolate como é o caso do  "Onc. Sharry Baby".
Orquídea de chocolate
Cultivo:
Geralmente as orquídeas são cultivadas em vasos de barro pois são porosos e drenam melhor a água evitando o apodrecimento da raiz.

Coloque-as em um local onde pegue sol no inicio da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas)

As regas devem ser controladas, regue duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer completamente e borrife as folhas com um spray nos outros dias, quando o sol não estiver forte, para manter a umidade.

Também é comum adicionar adubo foliar na água de vaporização e borrifar na parte inferior das folhas onde ocorre a absorção de nutrientes

Medicinal:
Antigamente várias culturas ao redor do mundo utilizavam orquídeas como medicamento natural, sendo usada no tratamento de doenças como artrite, diarreia, dores de cabeça, febre e tosse, alguns povos também lhe atribuíam propriedades afrodisíacas e cicatrizantes.

Hoje em dia elas são adicionadas na forma de extrato em cosméticos devido às suas propriedades antioxidantes e regenerativas.

Culinário:
A baunilha vem das orquídeas do gênero Vanilla, sendo um ingrediente aromático muito utilizado na confeitaria, principalmente na preparação de cremes.

Há também algumas especies orquídeas comestíveis, no entanto devido a sua raridade e ao seu florescimento que ocorre somente uma ou duas vezes por ano, flores de orquídeas comestíveis são caras

Magia:
Tanto a baunilha quanto a essência de orquídea costumam ser associadas à Vênus e usadas em feitiços e poções do amor, no entanto, elas também podem servir para atrair sorte

Fontes:
http://www.orquidofilos.com/dicas-de-cultivo
https://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/paisagismo/dez-erros-que-voce-comete-ao-cultivar-suas-orquideas-386979.html
http://orquidoideira.blogspot.com.br/2009/06/historia-e-uso-medicamentoso-de.html
http://www.mulheresdicas.com/cuidado-com-a-pele/propriedades-das-orquideas-para-rejuvenescer-a-pele.html
http://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/flores-culinaria-fazenda-investe-ate-orquideas-para-comer-64384
http://bruxaemagia.blogspot.com.br/2012/07/feiticos-e-magias.html

2 comentários: