24 de março de 2016

Amuletos: Maneki neko


Gato da sorte, ou Maneki neko são esculturas de gatinhos acenando, que servem como decoração, e para atrair sorte.

Origem:
A origem mais conhecida para esse amuleto conta que há muito tempo em um templo em Setagaya estava passando por uma crise financeira e os monges estavam passando fome. Apesar disso havia um monge que nunca deixava de alimentar a sua gata Tama. Um dia, durante uma tempestade, um samurai chamado Naotaka Li estava passando perto do templo e parou embaixo de uma arvore para se proteger da chuva, ao olhar para a entrada do templo, ele avistou a gata Tama com a pata levantada acenado para ele. Por curiosidade ele resolveu se aproximar da gata, foi quando um raio atingiu a árvore onde ele esta sentado, acreditando que sua vida havia sido salva pela gata, o samurai entrou no templo para agradecer e rezar, vendo a situação de pobreza no templo, ele resolveu doar todo o dinheiro que carregava consigo. A partir daí o templo passou a receber mais visitas se tornando um lugar prospero

Função:
Assim como a lenda o Maneki neko é usado para trazer dinheiro e prosperidade, mas há algumas variações, como o gato com a pata direita levantada trazer felicidade e a esquerda trazer dinheiro, outras dizem que a direita serve para atrair clientes ou para lugares que vendam bebidas, já a esquerda para outros tipos de comércios.
O mais tradicional são os gatos brancos, mas existem lugarem que vendem gatos de outras cores co características diferentes

  • Preto: Afasta os maus espíritos e protege de doenças
  • Rosa: Amor
  • Verde: Estudos e na vida profissional
  • Amarelo: Amizade
  • Vermelho: Proteção
  • Azul: Realiza desejos
  • Roxo: Criatividade
  • Dourado: Riqueza
  • Prateado: Longevidade


Como é usado:
Geralmente ele é usado como decoração, principalmente em lojas e em entradas de restaurantes. Residencias e empresas costumam usar mais o gato da pata direita, enquanto restaurantes e estabelecimentos noturnos usam o da pata esquerda.
No japão ele é tão popular que existem até uma templo em homenagem a ele, chamado Gotokuji, as pessoas penduram plaquinhas com desenho do gato, pedindo felicidade e saúde.

Fontes:
http://madeinjapan.uol.com.br/2009/01/16/o-gato-da-sorte-e-pop/
http://osorrisodogato.wordpress.com/2010/02/07/maneki-neko-o-gato-japones-da-sorte/
http://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/nina/1190
http://www.japaoemfoco.com/maneki-neko-o-gato-da-sorte-japones/

Nenhum comentário:

Postar um comentário