15 de maio de 2016

Contos: Argos

Certo dia a Deusa Hera, esposa de Zeus, acordou em uma manhã sozinha em seu quarto, desconfiando que seu marido estava aprontando algo ela resolveu observar a terra e notou uma nuvem escura que obstruía a sua visão do rio Ínaco.


Ao descer até aquela região para investigar ela se encontrou o seu marido transando com a ninfa Io que logo percebeu a rainha dos deuses se aproximando tratou logo de alertar Zeus, que se vestiu rapidamente e a transformou em uma vaca.

Quando Hera se aproximou tentando esconder a sua furia e disse:

"O que está fazendo parado do lado dessa vaca?"

Zeus explicou que estava de passagem quando viu uma novilha tão bonita que passou um tempo observando o animal.

"Realmente, é uma vaca muito bonita, porque você não dá ela para mim meu amor?

Zeus não podia recusar o pedido de sua esposa sem levantar suspeitas, então cedeu o animal à sua esposa. Hera levou Io transformada em vaca até o Olimpo e chamou um de seus servos mais fiéis, Argos, o gigante de 100 olhos e ordenou que levasse a vaca até um local isolado e a vigiasse constantemente para que não fugisse.

Io foi carregada até um vale, enquanto Argos se sentou sobre uma grande pedra de onde podia avistar todo o vale, ele nunca deixava de vigiar a vaca, nem ao menos quando estava dormindo, já que enquanto dormia apenas 50 dos seus olhos se fechavam, os outros 50 permaneciam abertos sem perder a novilha de vista.

Zeus que começou a sentir saudade de sua amante, convocou Hermes para encontrar a ninfa e traze-la de volta, para isso Hermes teria que matar o gigante Argos.

Hermes se disfarçou de pastor, juntando algumas ovelhas, se aproximou de Argos quanto tocava uma flauta de pã, Argos curioso perguntou que instrumento era aquele e pediu que Hermes tocasse um pouco mais de musica.

Hermes começou a contar de forma tediosa a história da criação da flauta de pã, fazendo com que todos os olhos do gigante se fechassem e ele adormecesse completamente, o mensageiro dos deuses puxou uma espada de sua bolsa e cortou a cabeça do gigante.


Para homenagear o seu fiel servo, Hera colocou os seus cem olhos na cauda de seu animal favorito, o pavão, mesmo assim Hera era uma deusa vingativa, por isso convocou uma erínia, uma deusa da vingança e exigiu que esta atormentasse Io, a erínia se transformou em uma mosca e passou a perseguir e picar Io até que ela caísse exausta nas margens do rio Nilo.

Zeus resolveu se desculpar com Hera prometendo nunca mais ver Io se a deusa a deixasse em paz e devolvesse a sua verdadeira forma. Quando Io acordou, a mosca havia ido embora e ela não era mais uma vaca, seu corpo havia voltado ao normal, Io passou a viver naquela região sendo adorada como uma deusa.

Fontes:
http://www.mitologia.templodeapolo.net/mitos_ver.asp?Cod_mito=6&value=Argos%20e%20Io&mit=Mitologia%20Grega&prot=Zeus&lnd=
http://arcanoteca.blogspot.com.br/2014/07/menu-mitologia-grega-argos-panoptes.html
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/12/argos-panoptes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário