24 de junho de 2024

Especial de Dia das Fadas: Fadas Idosas

    Esse ano eu não tive muita inspiração para fazer algo complexo como uma receita, mas havia uma coisa que eu queria fazer há algum tempo
    Quando você pensa em fadas, geralmente na sua mente vem a imagem de uma jovem com asas de borboleta ou algum inseto, mas sempre com asas e roupas muito bonitas

    Mas isso muda quando pensamos em fadas madrinhas, que geralmente são retratadas como senhoras de meia idade na casa dos 50-60 anos, com roupas e asas mais simples, ou então sem asas, até mesmo na serie Winx a diretora faragonda, nunca foi mostrada com asas.

    Talvez a maioria ache que asas de borboleta não combinem com senhoras de meia idade, mas por causa disso fiquei com vontade de desenhar fadas mais velhas com asas que serviriam como uma capa, eu meio que gosto da ideia das asas de fada crescerem conforme elas envelhecem e ficarem maleáveis ao ponto de virarem uma capa.

Começando com as três fadas da bela adormecida Fauna, Flora, e Primavera. A primeira, Fauna que possui asas e uma Mariposa Lunar, eu acho ela uma das fadas mais fofas.

Ela parece aquelas senhorinhas super fofinhas e inocentes que pedem ajuda dos netos para tirar foto no celular

















Flora tem asas de uma borboleta-pavão-escarlate, eu optei por não colocar o capuz e deixar o chapéu clássico dela.

Ela é a mais madura e sensata das três, embora ela e primavera vivam discutindo.


















Primavera, é a fada mais jovem do trio, então as asas dela são um pouco curtas para serem usadas como capa, mas ela gosta de combinar com suas colegas, as asas são baseadas na borboleta da serra do Alvão.

















E por fim a fada madrinha mais famosa de todas, aquela que transforma aboboras em carruagens e cria sapatinhos de cristal, fiz suas asas baseadas em uma borboleta Morpho

Fica ai a ideia de design para uma capa de asas de fada madrinha, talvez ano que vem eu costure uma capa dessas.


Gostaram? Visitem o Blog Sussurro do Ar para verem os outros posts

21 de junho de 2024

Dia da fadas: Focaccia de primavera


Achou que não ia ter receita de Dia das fadas?! É... eu também achei... Porém essa Focaccia apareceu para mim no pinterest, e eu achei que combinava com o tema.

A receita do pinterest usa uma técnica de fermento chamado poolish e eu estava com preguiça e fazer isso, então optei por fazer uma receita um pouco mais simples.


Você pode acessar a receita original clicando na imagem.

Como eu só tinha fermento seco, eu usei a receita desse vídeo:


Mas eu ainda sentia que faltava um toque diferente, algo que se destacasse, eu sigo um perfil no Insta chamado "Matos de comer" que fala sobre Pancs e uma planta comestível que eu tenho no meu jardim é a primavera, as "petalas" na verdade são folhas modificadas, e podem ser usadas para fazer bebidas cor de rosa.

Outro detalhe é que o que dá essa coloração na focaccia é batata roxa em pó, que foi um pouco difícil de achar em tão pouco tempo, então eu usei beterraba em pó, pena q a beterraba perde um pouco da cor se tornando marrom depois de assada, mas eu até que gostei, deu um toque meio outonal no pão, como se fosse um chão coberto de folhas cor de rosa.


Chega de enrolação e vamos para a receita:

Focaccia de Primavera

Ingredientes:
6g de fermento biológico seco
6g e açúcar
500ml de água morna
8 g de beterraba em pó
600g de farinha de trigo
10g de sal
40g de Azeite.

"Flores" de primavera
tomate
alho
azeite

Modo de preparo:
Dissolva o fermento na água junto com o açúcar e a beterraba. Acrescente a farinha junto com o sal tomando cuidado para não jogar o sal diretamente no fermento.

Bata até a mistura ficar úmida e pegajosa, coloque o azeite e sove até a massa voltar a ficar grudenta, deixe descansar por 20 minutos

Puxe uma das pontas da massa e dobre-a por cima, faça o mesmo com as outras 4 pontas da massa, isso irá criar bolhas no pão, deixe descansar por 30 minutos e repita o processo mais duas vezes,

Deixe a massa na geladeira por 12 horas ( Algumas pessoas assam no dia, eu quis seguir a receita a risca, se você for assar no dia, me diga como ficou)

Retire da geladeira e deixe em temperatura  ambiente por 20 minutos.

Faça mais um processo de dobra e coloque a massa em uma assadeira untada de azeite, deixe ela crescer por mais duas horas.

 Em fogo baixo coloque 10 dentes de alho descascados e cubra com azeite, eles devem cozinhar e não fritar, levante a panela do fogo se estiver borbulhando muito, cozinhe por 5 minutos. 

Usando o azeite do alho espalhe sobre a massa e faça furinhos usando a ponta dos dedos para dar a forma característica da focaccia, coloque os dentes de alho e os tomates cereja dentro dos furinhos, espalhe as folhas de alecrim e primavera sobre o pão e salpique sal por cima  


Assem em forno pré aquecido a 210 °C ( eu assei no forno elétrico a 230°C) por cerca de 20 minutos.

17 de junho de 2024

A arvore dos contos

 Eu estive pensando em uma espécie de brincadeira, tipo um jogo de continue a história, mas ao invés de escrever um único conto ele funcionaria como uma espécie de corrente onde você envia para três pessoas e essas três pessoas enviam para outras três, meio que criando ramificações diferentes para a mesma história.

Eu escrevi um pequeno texto para quem quiser começar, depois você pode convidar outras pessoas para continuar. Caso você continue a história, comenta ai embaixo com o link da sua continuação assim poderei colocar o link da sua historia e outras pessoas poderão ler, peço que faça o mesmo com os próximos escritores e assim por diante

Celia

"Celia morava em um apartamento antigo, O prédio era um patrimônio histórico, seu exterior estava bem conservado, mas as paredes do apartamento de Celia já estavam bem desgastadas. 

Em uma manhã, enquanto varria a cozinha, ela esbarrou na parede com o cabo da vassoura, descascando uma placa de tinta seca que caiu no chão, quando se aproximou para avaliar o estrago, ela viu que por trás da tinta e do concreto, havia uma pequena porta, do tamanho da sua mão."

Continua...