15 de julho de 2024

O caso do travesseiro de sangue de sementes

A policia é confrontada com um estranho caso:

Uma mulher foi encontrada morta em seu quarto, tudo parecia indicar um suicídio, porém ao coletar amostras de sangue do local, os investigadores encontraram dois tipos:
Sangue AB e sangue A, a vitima tinha sangue do tipo A, isso parecia indicar que havia uma segunda pessoa na cena do crime, talvez o assassino, mas as evidências não se encaixavam, nenhum sinal de invasão,  luta, nada, tudo apontava para um suicídio.

Mais tarde o médico forense Shigeru Yamamoto foi chamado para investigar o caso e ele percebeu que o travesseiro encontrado junto com a vitima resultava em uma fraca reação de sangue do tipo AB

O enchimento do travesseiro era feito com cascas de trigo sarraceno, após fazer o teste com a casca do trigo, Shigeru observou que ele realmente apresentava características do tipo sanguíneo AB, o que descartou a suspeita de homicídio, declarando o caso como encerrado.

História fantasiosa? Provavelmente, porém eu vi essa mesma história ser referenciada mais de uma vez, e assim como o caso do "Fantasma de Heilbronn" foi um acontecimento real referenciado em series policiais, fiquei curiosa sobre a tipagem sanguínea das plantas.

No entanto não há nenhum site ou matéria em português sobre esse assunto e os sites em inglês possuem quase nenhuma informação,  então... assim como eu fiz no post das cartas de baralho eu vou "traduzir" as informações que eu consegui coletar (no caso, com um pouco mais de pesquisa).

Aparentemente apenas 10% das plantas possuem tipo sanguíneo. que na realidade não é realmente sangue e sim uma substancia que contem as proteínas presentes no nosso sangue, e consequentemente reage com os soros de tipagem.

Tipo O: Algumas espécies de algas, maçãs, abóboras, pimentões e camélias.
Tipo AB: Ameixas pêssegos, trigo sarraceno, pimenta e madressilva
Tipo B: Pinheiro-budista, doce viburnum, fuso da fortuna
Tipo A: Ainda não foram encontradas embora alguns sites mencionem Aoki, Hisakaki e Kibushi

Infelizmente mesmo em sites e livros japoneses as informações sobre esse caso são escassas, não há nome da vitima, datas, ou sequer um bairro, a única informação precisa é o nome Shigeru Yamamoto, o medico forense responsável pela descoberta.

Isso levanta duvidas sobre a veracidade das informações, outro fato contraditório na história é que muitos sites afirmam que apenas 10% das plantas possuem tipo sanguíneo, porém ao mesmo tempo afirmam que plantas como Camélia, maçã e pêra possuem tipagem O, mas se você sabe sobre testes de tipagem sanguínea, deve saber que são aplicados duas substancias, soro anti A e soro anti B (vamos ignorar o anti D), quando o sangue não reage com nenhum dos soros ele é sangue O. 

Se 90% das plantas não tem tipagem significa que elas não tiveram reação? Se fosse esse o caso elas seriam consideradas O, não?... A não ser é claro que uma terceira substancia fosse aplicada nas amostras para identificar se a amostra é sangue ou não e apenas 10% das plantas reagiram com a substancia, por isso poderiam ser confundidas com sangue real (mas eu não sou cientista, então não posso afirmar com toda a certeza, e novamente a falta de informações sobre o caso me impede de ter certeza)

Além disso, algumas paginas datadas de 2021 dizem que plantas do tipo A ainda não haviam sido descobertas, já sites de 2019 dizem que plantas como Aoki, Hisakaki e Kibushi (apesar de que isso sempre pode ser um copi-cola desatualizado)

Eu queria que algum nerd em biologia, ou botânica fizesse esse experimento e publicasse o resultados desse teste, porém meu lado cético diz que é mais provável que esses artigos não sejam reais ou estejam equivocados

Mas então, qual é a planta que tem o mesmo sangue que você?

2 comentários:

  1. Caramba, fiquei um pouco impressionada.... Nunca tinha ouvido falar que algumas plantas possuem tipo sanguíneo.
    Bem curioso!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Post incrível e com muitos ensinamentos. Meu sangue é tipo O+.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir