29 de abril de 2024

Baralho do Hanafuda

Ano passado no aniversário a minha avó, eu queria fazer um presente especial, então fiz um baralho de Hanafuda.

Para quem não sabe, por volta de 1600, baralhos estrangeiros foram banidos do Japão, a alternativa foi criar um baralho novo, o Hanafuda surgiu por volta do século XIX, sendo um os pouco baralhos que não foi banido.

Diferente dos baralho comuns com 4 naipes de 13 cartas, o Hanafuda possui 12 naipes com 4 cartas, cada uma representando um mês e uma planta. na minha versão eu mudei algumas plantas e animais.

Ao invés de fazer um pinheiro em forma de cone, eu desenhei um pinheiro do Paraná, e ao invés de uma garça eu coloquei um quero-quero
A flor de fevereiro é uma ameixeira q eu troquei por um pessego e coloquei um sabiá da laranjeira.
O mês de março e mative como sakuras
Abril seria wistéria, mas eu desenhei um jacarandá
Maio seria Íris, mas eu coloquei uma espécie de lírio,  eu acho... (faz muito tempo)
Junho seria peónias, mas eu desenhei rosas
Julho eu troquei as Lespedeza por um Ipê amarelo
Agosto eu mantive igual, pois não achei nada para substituir Eulália
Troquei os crisântemos de setembro por dálias
Outubro eu troquei as folhas de momiji por margaridas.
Essa foi a minha carta favorita, Novembro é representado por um salgueiro, eu desenhei galhos de lichia e coloquei uma rolinha
Por fim a carta de dezembro, Paulínia, que eu substituí por amores perfeitos e ao invés de uma fênix eu desenhei uma arara vermelha 
Há vários jogo que você pode jogar com esse baralho, porém o meu favorito é o Koi-koi

Nenhum comentário:

Postar um comentário