16 de outubro de 2018

Lista de Plantas Venenosas

Hoje vamos entrar no mundo das plantas venenosas, eu sempre quis falar sobre plantas venenosas aqui no blog, mas como os posts de plantas incluem usos medicinais e culinários, nem sempre dá para escrever sobre elas.
Mesmo assim eu queria trazer algumas plantas venenosas para o blog, porque elas são fascinantes e combinam com o clima de Halloween.

Trompeta de Anjo (Brugmansia suaveolens)
Nativa da America do Sul, A Trompeta de Anjo, apesar de ser uma planta imprevisível em relação a toxidade, podendo possuir muito ou pouco veneno, algumas pessoas correm o risco de sofrer uma overdose, bebendo o chá das flores devido ao seu efeito alucinógeno.

Além disso a planta possui algumas propriedade medicinais como antiasmática, cardiotônica e anticonvulsivante o que é bem irônico já que os principais sintomas por envenenamento são paralisia dos músculos, dilatação da pupila, taquicardia, convulsão e alucinações.

White Snakeroot (Ageratina altíssima)
Apesar de não ser conhecida por matar diretamente, a White Snakeroot pode envenenar a carne e o leite de vacas que se alimentaram dessa planta, causando a "doença do leite" naqueles que consumirem a carne ou beberem o leite da vaca envenenada, podendo até mesmo levar à morte.

Durante o seculo 19 centenas de pessoas morreram dessa doença nos Estados Unidos.




Erva-de-São-Cristóvão ou Olhos-de-Boneca (Actaea pachypoda)

Embora assim como a Beladona, as frutinhas da Actaea pachypoda tenham a fama de possuir um sabor adocicado, na verdade muitas fontes descrevem as frutinhas da Erva-de-São-Cristóvão como amargas ou acidas, mesmo assim suas cores são muito atraentes para pássaros dispersores de sementes que são imunes ao seu veneno e crianças curiosas que infelizmente não são tão imunes.

Sua toxina possui efeito sedativo, que age no tecido muscular cardíaco, a ingestão de 5 ou 6 frutas já é o suficiente para causar os primeiro sintomas que incluem dores de cabeça, tontura, delírio e em casos mais graves, parada cardíaca.

Beladona (Atropa belladonna)
Uma das plantas mais venenosas do mundo, para matar um ser humano adulto, basta apenas uma folha ou cinco das suas adocicadas frutinhas.

Ingestão de Beladona pode causar alucinações, taquicardia, visão desfocada, secura na boca e por fim parada respiratória causando a morte.




Cicuta (Water Hemlock)
Considerada uma das plantas mais venenosas da America do Norte, a Cicuta atinge o sistema nervoso central causando paralisia dos músculos e em casos mais graves morte por insuficiência respiratória.

Ela também é conhecida como "O Veneno de Sócrates" já que o filosofo foi condenado a beber chá de Cicuta após ser acusado de ateísmo e corromper os jovens com suas ideias.

Ervilha do rosário (Abrus precatorius)
Também conhecida como olho de caranguejo, uma semente da Abrus precatorius pode matar um ser humano adulto em cinco dias, na verdade há casos de artesãos que morreram ao espetar o dedo em uma agulha que usavam para furar miçangas de ervilha do rosário.

O seu veneno pode causar hemorragias no intestino e nas mucosas gástricas, consequentemente levando à uma diarreia sanguinolenta, além de atingir outros sistemas do corpo como o cardio respiratória causando edemas nos pulmões, hipoxemia, dificuldade de respirar e colapso cardiovascular

Oleandro (Nerium oleander)
Devido a sua beleza, o Oleandro é muito cultivado como planta ornamental, no entanto, até mesmo o mel produzido a partir do seu néctar pode matar, são necessários apenas 0,18g para matar um adulto, ou uma folha para uma criança.

Sua toxina atinge o coração causando danos no tecido cardíaco, seus sintomas incluem dores abdominais, vomito, diarreia, pulsação acelerada, e morte por parada cardíaca


Erva de lobo (Aconitum)
Uma das minhas favoritas, antigamente o veneno dessa planta era usada para cobrir a ponta de flechas, ou então envenenar pedaços de carne usados como isca para atrair lobos, por causa disso a Aconitum seja usada para afastar lobisomens.

Basta apenas 20 mg dessa planta para matar um ser humano adulto, e a morte pode ocorrer de 2 a 6 horas, seus sintomas incluem salivação excessiva, tremores, falta de ar, aceleração cardíaca, queimação abdominal e parada cardiorrespiratória.



Mamona (Ricinus communis)
Apenas uma semente de Mamona é o suficiente para causar uma morte lenta e dolorosa. Acredita-se que a substância tóxica da mamona tenha sido usada pela KGB durante a Guerra Fria para silenciar a oposição, principalmente por ser um veneno que não possui antidoto ou tratamento especifico.

Seus sintomas incluem queimação nos olhos e na garganta, dores abdominais, diarreia e vômito com sangue, e finalmente morte por desidratação

The Suicide Tree (Cerbera odollam)
Conhecida como a arma do crime perfeito, as sementes da árvore suicida possui uma toxina que bloqueia canais iônicos de cálcio no músculo cardíaco, interrompendo os batimentos e levando á morte.

Por ter um gosto fácil de disfarçar com temperos e ser difícil de detectar em autópsias, as sementes da árvore suicida costumavam ser uma arma muito eficaz em assassinatos e suicídios. Apenas uma semente era o bastante para matar um adulto em um ou dois dias.





Fontes:
https://io9.gizmodo.com/5841540/10-of-the-worlds-deadliest-plants----and-how-they-kill-you
https://www.megacurioso.com.br/plantas-e-frutas/62072-descubra-quais-sao-as-11-plantas-mais-venosas-do-mundo.htm
https://catracalivre.com.br/cidadania/as-10-plantas-mais-toxicas-e-venenosas-do-mundo/
https://www.tudosobreplantas.com.br/asp/plantas/ficha.asp?id_planta=367843
http://herbarioturmanoturno.blogspot.com/2015/03/abrus-precatorius-l-jequiriti.html
http://ricardojdfreitas.wixsite.com/ricina/intoxicacao
http://toxicologiaffuporto.wixsite.com/plantacicuta/toxicidade
http://toxicologiaffuporto.wixsite.com/plantacicuta/historia
http://abrusprecatoriusl.wixsite.com/abrus-precatorius/sintomas
http://www.inpaws.org/images/resources/Gordon%20Mitchell%20Articles/GM_white_baneberry.pdf
http://flores.culturamix.com/flores/naturais/trombeta-dos-anjos
http://blog.press.princeton.edu/2018/05/10/plants-that-kill-white-snakeroot/
https://lar-natural.com.br/tpm-10-remedios-naturais/
https://aminoapps.com/c/wiccaebruxaria/page/item/beladona/xpx1_Ra5iQI4QW2ZY0040YzQkjDXn5Kn1z
https://www.petguide.com/insurance/dog/what-are-the-dangers-of-water-hemlock-to-dogs/
https://proddigital.com.br/curioso/8-plantas-venenosas-para-os-seres-humanos/
https://www.penlanperennials.co.uk/plant/shade-and-woodland-plants/aconitum-napellus/
https://naturespoisons.com/2015/03/18/cerberin-the-heartbreaker-of-the-suicide-tree-cerbera-odollam/

Nenhum comentário:

Postar um comentário