18 de outubro de 2018

Amuletos: Objetos Amaldiçoados 2

Continuando o mês de outubro com posts de Halloween, eu já havia feito um post sobre objetos amaldiçoados, focando em objetos que traziam azar sem uma motivo especifico, nesse post eu acabei separando algumas história de objetos que foram possuídos ou amaldiçoados.

A Caixa de Dibbuk

De acordo com o folclore judaico, o Dybbuk é o espirito de um humano que por causa de seus pecados, foi condenado a vagar pelo mundo procurando um corpo para possuir. 

A história da caixa de Dibbuk começa na Polônia em 1938, desesperadas com as perseguições de judeus e com a ameaça de invasão dos nazistas na Polônia, um grupo de mulheres realizou um ritual para tentar se comunicar com o mundo dos mortos, o ritual no entanto invocou um espirito maligno.

Antes da Polônia ser invadida pelos nazistas elas tentaram aprisionar o espirito em um objeto, mas o ritual falhou e o Dibbuk continuou livre até o fim da guerra, quando uma das mulheres voltou ao local do ritual e finalmente prendeu o espirito em uma caixa de vinho.

Desde então dizem que toda a vez que a caixa foi aberta coisas estranhas acontecem, cheiros estranhos, cansaço, pesadelos e até morte de um senhora que abriu a caixa. Esses acontecimentos só tiveram um fim quando a caixa foi exorcizada e enterrada em um local secreto dentro de um baú de acácia folheada a ouro.

Annabelle
Diferentemente do filme Invocação do mal, a verdadeira Annabelle é uma boneca de pano mais parecida com a Emília do Sitio do Pica-pau Amarelo do que com sua versão de porcelana do filme.

A boneca havia sido um presente de aniversário para Danna, uma estudante de enfermagem de Connecticut, sua mãe a havia comprado em uma loja de objetos usados e Danna sempre deixava a boneca em cima da cama.

Porém, com o passar dos dias Danna e sua colega de apartamento perceberam que a boneca mudava de posição ou até mesmo de cômodo. Preocupadas as duas amigas contactaram uma médium para descobrir o que havia de errado com a boneca.

A médium disse que a boneca havia sido possuída pelo espirito de uma menina chamada Anabelle, que morreu naquele apartamento e queria continuar dentro da boneca vivendo com as duas amigas, sensibilizadas pela história Danna e sua amiga deixaram Anabelle ficar.

Tudo parecia bem até que Lou, um amigo das duas que gostava de tirar sarro da boneca, dormiu no sofá do apartamento e sonhou que Anabelle os estrangulava, quando acordou , viu que estava com marcas de arranhões no pescoço. Dessa vez as amigas chamaram um padre que com a ajuda dos demonólogos Ed e Lorraine Warren, revelou que Annabelle não era um espirito humano e sim um demônio que desejava possuir a alma de Danna.

A boneca então foi exorcizada e então levada para o museu  Warren, onde permanece dentro de uma caixa de vidro, recebendo visitas de um padre duas vezes por semana e ocasionalmente amaldiçoando turistas que duvidam da sua história.

O quadro "The Hands Resist Him"
Pintada por Bill Stoneham, esse quadro foi inspirado em um poema escrito pela esposa do artista.

The Hands Resist Him

He is of the seeing visions
His strokes reveal them
In a rush- of color, of madness
Of mystics

And his head is the highest center
It must confront its enemy,
The hands- resist him,
like the secret of his birth.

His presence is the sanctum heartbeat
Felt in darkness and in passion
Its sound the sole gift to that silence.

O menino no quadro seria o próprio Bill aos cinco anos de idade, enquanto a boneca é uma guia nesse mundo que fica entre o real e a fantasia. Por algum motivo tanto o dono da galeria onde o quadro foi exibido, quando o critico que arte que a avaliou morreram pouco tempo depois de entrarem em contato com o quadro.

Robert, o Boneco
Ao contrario do que a lenda sugere, Robert não foi dado à Robert Eugene Otto por uma empregada, e sim pelo seu avô que comprou o boneco na Alemanha, a crinça gostou tanto do boneco que teria dado o seu próprio nome para ele

Segundo a lenda uma empregada da família, descontente com a forma que seu patrões a tratavam, teria enfeitiçado o boneco, dando vida própria a ele.

A partir daí as pessoas notavam que o boneco iria mudar de posição ao longo do dia, risadas do brinquedo  poderiam ser ouvidas, e alguns até afirmavam ter visto o boneco correndo pelos corredores, outros relatos incluem acidentes, perda de emprego, divórcio, e uma obsessão doentia por parte do dono Robert pelo boneco.

Atualmente o boneco é exibido no museu East Martello e de acordo com os funcionários, ainda pratica algumas travessuras.

Diamante Koh-i-Noor
Koh-í-noor significa Montanha de Luz e assim como o diamante Hope, ele supostamente trás azar para aqueles que o possuem, com uma pequena diferença, Koh-í-noor só trás azar para homens, sendo inofensivo para mulheres, talvez por causa disso ele tenha sido usado para adornar a coroa das rainhas da Inglaterra

Pedras de Uluru
Uma das regras ao se viajar para algum lugar, mistico ou sagrado é: Não leve nada com você, principalmente se você não precisa.

Muitas pessoas que visitam Uluru, um grande monólito sagrado para os aborígenes, acabam levando algumas pedras como lembrança da viagem, mas as pedras de Uluru tem a fama de atrair azar caso sejam retiradas do seu local de origem.

Todos os dias o Parque Nacional Australiano recebe pelo menos um pacote de diferentes partes do mundo, contendo uma pedra de Uluru e um pedido de desculpas.

Fontes:
http://showdomedo.blogspot.com/2013/10/os-10-objetos-mais-mal-assombrados-do.html
http://aquelamiga.com/conheca-os-13-objetos-amaldicoados-que-realmente-existem-e-estao-por-ai/
https://super.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/a-macabra-historia-real-da-caixa-dibbuk/
https://en.wikipedia.org/wiki/Myrtles_Plantation#Legends_and_ghost_stories
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Hands_Resist_Him
https://www.escritasombria.com.br/verdadeira-historia-do-boneco-robert/
https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_(doll)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uluru
https://en.wikipedia.org/wiki/Koh-i-Noor#Acquisition_by_Queen_Victoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário