31 de julho de 2023

Fui assistir Barbie!!

Fui assistir o filme da Barbie e queria falar sobre o filme antes que o hype passe. Como ninguém da minha bolha assistiu o filme ainda, eu não tinha ninguém para conversar sobre o filme, então vou compartilhar com você a minha opinião sobre o filme.

Em primeiro lugar o filme é divertido, e eu gostei bastante ele, porém ele não é tudo isso que as pessoas estão falando. Sim, ele tem várias criticas sobre o machismo, e sim, ele fala sobre feminismo, porém tudo é feito de maneira muito superficial, tudo o que é dito no filme, você encontraria em 5 minutos no Twitter

Quando fui assistir o filme eu esperava duas coisas: Ou o filme seria uma loucura "Life in the Dreamhouse" com um monte de piadas sobre ela ser uma boneca, ou um filme q abordasse o feminismo. Eu meio que recebi os dois... Não me decepcionei, mas acho que poderia ser melhor.

Até o momento que eles foram para o mundo real, o filme tinha um ritmo bom, quando a Barbie começou a ter visões a garota que ela precisava achar, eu pensei que o plot seria sobre uma garota que perdeu a mãe, por isso a Barbie começou a ter pensamentos sobre a morte, e a visão seriam as memórias da garota brincando de boneca com a mãe.

Mais tarde eu pensei que talvez o filme fosse aprofundar a relação de mãe e filha, já que a filha meio que tava cagando pra mãe, enquanto a mãe sentia falta a proximidade que elas tinham quando ela era criança. Isso fica um pouco mais pesado quando você pensa que a mãe começou a ter pensamentos sobre a morte.

Isso tudo meio que foi colocado em segundo plano, como se o filme não quisesse tratar de assuntos mais complexos, ou sérios. Algumas pessoas disseram que o filme era lacrador, feminista, lgbt, etc, realmente ele é, mas pra mim ele poderia ser muito mais

Agora... Imagine se a Mãe da Sasha realmente tivesse morrido e que por causa disso ela não só tenha pensamentos sobre a morte, mas também tenha se afastado de tudo o que parece feminino, pois tudo lembrava sua mãe. 

O filme correria tudo igual até o momento em que a Barbie encontra as meninas na escola e diversos eventos fazem com que ela seja confundida com uma professora o que permite que ela se aproxime não só da Sasha, mas também do seu circulo de amigas. e assim abordar diferentes formas de feminilidade.

Tipo um garoto trans gostar de rosa, mas por ser uma cor feminina tem medo do que os outros vão dizer, uma garota que é muito inteligente, mas tem uma paixão por romances, uma garota que se descobre não binário, e apesar de gostar de vestidos parou de usar pois eles faziam se sentir feminina. Ou uma garota que é tratada como fútil e superficial justamente por ser feminina demais, mas não tem medo de ser ela mesma. 

Eu queria que o filme explorasse essas inseguranças da adolescência e ao mesmo tempo abordasse a relação que diferentes gêneros tem com o coisas femininas, e mostrasse que gostar de rosa não te faz menos homem, usar vestido não te faz mais mulher, romance não te torna menos inteligente, e que ser feminina não te define como pessoa. 

Sei lá, meio que sempre existiu um certo desprezo por tudo o que é "de garotas", principalmente na cultura pop em geral, onde para uma personagem ser forte e respeitada ela deveria se afastar de tudo o que é feminino muitas vezes sendo um clichê de "Eu não sou como as outras garotas". Barbie poderia mostrar que na realidade nenhuma garota é como as outras garotas.

No fim seria muito daora se no final do filme a Sasha estivesse mexendo das bonecas antigas da sua mãe e sua outra mãe aparecesse e contasse que quando as duas eram crianças seus pais nunca compraram o Ken, pois segundo eles, era brinquedo de menino e elas tinham que brincar com brinquedos de meninas, por isso em todas as brincadeiras as Barbies eram lésbicas (Quem viveu sabe)

Mas acho a Mattel nunca teria essa ousadia. 

Enfim, o filme é divertido, eu ri bastante, tem criticas sociais, mas não acho que deva ser levado tão a sério assim, tomara que eu não seja cancelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário