Eu estava pensando, o Deviantart tinha quase tudo para se tornar um Instagram, na verdade ele tinha recursos que o tornavam superior ao Instagram, então o que aconteceu?
Existe uma serie de motivos para a isso, tanto por causa de decisões a empresa (como vender artes para o treinamento de IA), quanto pela fama do site, porém esse post não é para listar os motivos dessa queda, e sim para trazer de volta o que tornava esse site tão bom
Diversidade
Em uma rede social de arte é claro que você pode encontrar vários tipos de arte, não só o tradicional e o digital, mas esculturas, artesanato, fotografia, HQs e até escrita, mas a comunidade não se limitava apenas a isso.
Você quer um tutorial de como construir um navio no minecraft? Tinha. Moldes para costurar uma roupa de cosplay, claro que tinha, tutorial de como fazer uma cauda felpuda? sim, alias eu usei esse tutorial para fazer o rabo de uma raposa de pelúcia.
Pirate Ship 2 -ColtCoyote |
Nesse quesito ele funcionava como um Pinterest, ele não só servia para compartilhar arte, mas para ensinar como criar, com a vantagem de que você conseguia encontrar o autor da tirinha que apareceu no seu feed sem ter que pesquisar a imagem no Google.
Phantom Seeds - Zeiva |
Comunidades
Outra coisa que eu achava interessante apesar e não participar muito, era como a comunidade interagia entre si dentro o site, promovendo concursos, ou anunciando eventos temáticos, os eventos de primeiro e abril eram os meus favoritos, a equipe do Deviantart continua publicando posts de primeiro de abril. talvez se o site tivesse uma versão Br eu teria interagido mais nos grupos.
Apesar de tudo, o Deviantart era quase como uma junção de várias redes sociais diferentes, um lugar onde você poderia encontrar de tudo um pouco, ele poderia ser uma rede social tão boa quanto o instagram... Poderia...
Porém com o rumo que o site tomou eu sinto que cada vez mais artistas irão se afastar da comunidade, seja por terem medo de terem seus trabalhos roubados, ou por migrarem para plataformas mais populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário