25 de outubro de 2018

Lista de Pedras Toxicas 2

Como semana retrasada eu escrevi sobre pedras toxicas mais conhecidas e fáceis de se encontrar e comprar, essa semana eu resolvi fazer uma lista sobre as pedras mais venenosas, porém menos conhecidas

Amianto
A inalação de fibras de Amianto pode causar varias doenças pulmonares como câncer do pulmão, mesotelioma e asbestose.

Porém devido a sua resistência ao fogo, o amianto foi e ainda é utilizado em materiais de construção, isolantes térmicos e roupas a prova de fogo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde todos os anos cerca de 107 mil pessoas morrem devido a doenças causadas pelo Amianto, o que fez com que ele fosse banido em mais de 60 países.

Arsenopirita
Parente da Pirita, sendo também conhecida como ouro dos tolos, a Arsenopirita tem um pequeno diferencial, a presença de arsênico em sua composição.

Aquecer ou golpear esse mineral com um martelo irá liberar gases letais e cancerígenos com cheiro de alho o que o torna mais fácil de ser identificado.




Estibina
Antigamente esse mineral era usado na produção de utensílios domésticos, causando muitos casos de intoxicação alimentar, antes que descobrissem que seus cristais continham Antimônio, um elemento  toxico usado atualmente na fabricação de baterias, revestimento de cabos, e materiais resistentes ao fogo.

Orpimento
Orpimento ou Auripigmento, assim como muitos dos minerais dessa lista, possui Arsênico em sua composição, a ingestão ou inalação da poeira pode causar vômitos, dores de barriga, diarreia sanguinolenta, perda de cabelo, entre algumas doenças a médio e longo prazo.

Antigamente por causa da sua cor amarelo-ouro e a baixa dureza, esse mineral era triturado e usado na fabricação de tintas.



Calcantita
Facilmente solúvel em água, a Calcantita enfraquece e desliga as funções de qualquer ser vivo que a absorva, seja ele vegetal ou animal, antigamente essa pedra era usada para exterminar algas indesejáveis em aquários e até mesmo lagos, causando um desastroso impacto ambiental.

Coloradoíta
Encontrada no magma vulcanico, a Coloradoíta é formada principalmente por telúrio e mercúrio, ambos extremamente tóxicos, e quando aquecida libera gases venenosos que podem causar problemas neurológicos graves, como a Doença de Minamata, caso sejam inalados.

Os sintomas por intoxicação de Coloradoíta podem incluir dor de cabeça, depressão, problemas de audição e visão, fraqueza e paralisia cerebral.







Hutchinsonita
Encontrado nas regiões montanhosas da Europa, a Hutchinsonita é uma rara combinação de três elementos tóxicos, Chumbo, Arsênico e Tálio.

Os sintomas por envenenamento podem incluir perda de cabelo, lesão do nervo periférico e em casos mais graves, morte

Torbenite
Devido as suas várias tonalidades de verde, a Torbenita é uma pedra de grande beleza, no entanto devido a presença de urânio, ela também é uma das pedras mais perigosas do mundo.

Além do perigo radioativo, gases produzidos por esse mineral podem desenvolver doenças respiratórias e câncer nos pulmões.

Colecionadores devem tomar diversas precauções ao manusearem essa pedra.



Cinábrio
Também chamado de Sulfeto de Mércurio, Cinábrio é conhecido como o mineral mais toxico da terra. O mercúrio presente na sua composição pode causar danos permanentes no sistema nervoso,e apenas a temperatura da pele humana é o suficiente para que o mercúrio evapore e seja absorvido pelo organismo.

Por causa da sua cor vermelho sangue, o Cinábrio era muito utilizado na produção de vasos e pratos ornamentados, joias, entre outros objetos decorativos, alguns médicos da antiguidade até mesmo receitavam cinábrio como medicamento para seus pacientes.


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Asbesto
http://www.gobetago.com.br/2016/05/09/estas-sao-as-10-pedras-mais-perigosas-do-mundo/
https://www.megacurioso.com.br/minerais/71488-descubra-as-8-pedras-e-cristais-mais-mortais-encontrados-na-natureza.htm
https://www.the-open-mind.com/the-most-beautiful-but-deadly-crystals-on-the-planet/
http://canyouactually.com/here-are-10-of-the-most-deadliest-minerals-on-the-entire-planet/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antim%C3%B4nio
https://listverse.com/2013/03/07/10-most-deadly-rocks-and-minerals/
http://portaldamineracao.com.br/ouro-pigmento/
https://misteriosdomundo.org/esses-minerais-podem-ser-bonitos-mas-eles-podem-matar-voce-da-pior-maneira-possivel/https://www.joya.life/pt-br/blog/a-versatilidade-da-estibina/
https://www.dakotamatrix.com/products/6734/orpimenthttps://pt.wikipedia.org/wiki/Calcantite
https://www.gentside.com.br/mineral/tao-belos-esses-10-minerais-sao-igualmente-os-mais-toxicos-do-planeta_art2445.html
http://gemasdobrasil.blogspot.com/2015/12/descubra-as-8-pedras-e-cristais-mais.html
https://www.usgs.gov/media/images/torbernite
https://hisour.com/pt/cinnabar-23671/

Nenhum comentário:

Postar um comentário