7 de dezembro de 2017

Amuletos: Coelhinho de pelucia

 Esse provavelmente é o post mais comprido que eu já fiz na minha vida inteira, já havia algum tempo que eu queria fazer um tutorial de bichinho de pelúcia, procurei alguns moldes na internet e depois de criar algumas aberrações da natureza, eu resolvi criar o meu próprio molde:
O único problema é que eu fiz os moldes na mão, ou seja, não tem PDF para baixar, eu basicamente dobrei eles ao meio para que ficassem simétricos, desenhei um esboço e recortei, prometo fazer uma versão PDF para baixar.

Atualização: Você pode baixar o PDF do molde na minha pagina do Deviantart

Materiais:
Um pouco mais de 30 cm de tecido (a largura tinha cerca de 33 cm), eu usei feltro branco para o corpo e tecido decorado para o interior das orelhas.
Linha branca
Linha preta
Botões ou feltro preto para os olhos
Fibra acrílica

Você vai precisar cortar quatro pernas, quatro braços, quatro orelhas, cinco cabeças (sim, eu se que só tem quatro cabeças, mais tarde eu explico) e dois corpos.

Lembre-se de deixar um espaço para a costura, a tinta dos moldes servirá como guia para que a costura não fique torta, você não precisa se preocupar pois no fim as marcas vão ficar para o lado de dentro.
 O ponto que eu usei para costurar as peças foi o ponto-atrás, que é um dos mais simples que eu conheço, casa você não saiba como fazer, relaxa que eu vou ensinar aproveitando que a orelha do coelho usa tecidos de cores diferentes.
 Faça um nó na ponta da linha e passe a agulha pelo primeiro ponto
 Do outro lado passe a agulha pelo segundo ponto, deixando um pequeno espaço entre o primeiro e o segundo, quanto mais próximos forem os pontos mais difícil fica para o tecido escapar pelas frestas.
 Volte para o lado branco e passe a agulha pelo ponto inicial (se chama ponto-atrás pois você volta com a agulha para o ponto anterior).
 Agora você irá criar o terceiro ponto, do mesmo jeito que você fez com o segundo.
 E novamente volte para o ponto anterior, nesse caso o segundo.
 Só para deixar claro, é assim que a agulha irá sair do outro lado.
 Tente ser o mais fiel possível às marcações do molde
 Quando terminar de costurar a peça, deixe uma abertura para que possamos vira-la do avesso. No ultimo ponto faça como sempre e volte para o ponto anterior.
 O nó sempre irá ficar no penúltimo ponto, dê dois ou três nós bem rente ao tecido mas sem enruga-lo, o tecido deve ficar reto.
Faça o mesmo com a outra orelha, as pernas, os braços e a cabeça, lembrando de deixar o espaço onde eles se conectam ao corpo sem costura.

No caso da cabeça, apenas um dos lados deve ser costurado.
 No fim você terá um par de orelhas, um par de pernas, um par de braços e duas metades de uma cabeça, deixe o corpo sem costura por enquanto.
 Com muito cuidado vire eles do avesso, como o feltro é um tecido meio duro isso pode dar um certo trabalho, você pode usar a parte menos pontuda de um lápis ou hashi para vira-los do avesso.
 Recheie as orelhas e as patinhas, você pode usar um lapis para fazer isso, embora as orelhas não precisem realmente de muito recheio.
 Agora vamos para a parte mais chatinha, prender as orelhas, dependendo da posição em que você prender as orelhas elas podem deixar o coelho com uma aparência estranha então é melhor fazer alguns testes antes, essa é a posição que eu prendi o meu:
 É mais ou menos assim que ele deve ficar por dentro, a segunda orelha deve ser colocada do outro lado simetricamente igual a primeira ( Eu esqueci de tirar fotos com as duas orelhas presas, mas no caso dessa foto de baixo, a segunda orelha ficou no canto superior esquerdo, essa costura que use as duas partes da cabeça é o centro do rosto do coelho)
 Agora vamos para a segunda parte chata de explicar, você irá unir as duas metades da cabeça, começando pela "bochecha" do coelho, quando chegar na orelha, passe a agulha para o lado que ainda não está preso na orelha.
 Dependendo da situação você terá que improvisar um pouco para que a costura não fique frouxa, mas no fim você terá que chegarem uma posição parecida com essa.

 Continue costurando normalmente assim como é feito com o ponto-atrás.
 No ultimo ponto, tente passar a agulha pela lateral da orelha do coelho
 E finalize juntando as duas partes da cabeça para que elas fiquem bem rente à orelha
 Costure só até chegar na outra "bochecha" do coelho e então vire a peça do avesso.
 Agora você irá usar um ponto mais simples para terminar de fechar a cabeça do coelho. Passe a agulha de dentro para fora no ultimo ponto da bochecha, desse modo o nó irá ficar na parte de dentro.
 Agora, passe a agulha para o lado de dentro fechando a cabeça aos poucos, talvez você precise usar a agulha ou um lápis para empurras o tecido para dentro das frestas
 Dessa vez você pode puxar bem a linha para que os pontos fiquem bem fechados.
 Faça até o meio e amarre, para esconder o fio, você pode passar a agulha por dentro da cabeça e corta-la rente do outro lado, o fio irá entrar no bichinho e ficará escondido lá dentro.
 Faça o mesmo com o outro lado.
 As patinhas serão presas do mesmo modo que as orelhas.
Os braços eu costumo coloca-los com a costura virada para o tecido.
 Eu resolvi adicionar uma bunda para que o coelho ficasse sentado, para isso eu usei o molde da cabeça (A quinta cabeça)
 Começando pelo centro prenda o bumbum do coelho do mesmo modo que as duas metades da cabeça foram presas.
 Parando na extremidade da esquerda e fazendo o mesmo com o lado direito.
 Agora prenda as costas do coelho tomando cuidado para que tudo se encaixe com perfeição (Por isso eu costumo começar essa costura pelo centro, fica mais fácil de controlar)
 Após terminar os dois lados, vire a peça do avesso e recheie.


 Agora nós iremos fazer o rosto do coelho, eu usei dois pedaços de feltro preto, mas você pode usar botões.
 Para prender o feltro eu usei uma agulha de feltro, mas só você não tiver nenhuma, você pode usar uma agulha normal e prender com linha.
 Usando uma linha preta, passe a agulha por dentro da cabeça entrando por baixo.
 Saia pelo olho e comece a costurar para que o olho fique bem preso ao tecido.
 Para fazer a boca, novamente entre por baixo e saia por onde vai ser o canto da boca
 Entre pela parte mais baixa da boca e saia por onde ficaria o nariz, bem no centro do rosto do coelho.
 Entre novamente pelo mesmo ponto mais baixo da boca e saia do outro lado (tente fazer com que os dois lados sejam iguais.
 Entre pelo nariz do coelhinho e saia pelo canto da boca do outro lado.
 Finalmente entre na parte mais baixa da boca do lado esquerdo e saia pela parte de baixo do coelho amarrando com um nó.
 E como já era de se esperar, eu coloquei um feitiço dentro do corpo do coelho, junto com um trevo de quatro folhas.
 Para prender a cabeça no corpo, passe a agulha de dentro para fora do pescoço.
 Passe a agulha dessa maneira na cabela do coelho
 E em seguida volte para o pescoço. Você irá repetir isso até dar a volta completa em torno do pescoço do coelho, puxando bem a linha para que a cabeça fique bem presa ao corpo. No fim amarre e esconda a linha dentro do coelho.
Agora o ultimo passo realmente precisa de uma agulha de feltro. Pegue uma pequena quantidade de recheio de bichinho de pelúcia e prenda usando a agulha de feltro.

 Tente focar mais nas laterais e deixar o centro mais fofinho.
Eu fiz outro com olhos de botões e tecidos de retalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário