9 de abril de 2017

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, O Gado de Gerião

Gerião era um gigante com três torsos que dividiam apenas um par de pernas, ele possuía um enorme rebanho de touros vermelhos de cabeça larga e pernas esguias que era protegido pelo pastor gigante Euritião e Ortro, o cão de duas cabeças e cauda de dragão.

O gigante de três cabeças também tinha o costume de gritar durante tempestades para abafar os trovões de Zeus, ou então subir no alto de uma rocha beira mar para desafiar aos berros qualquer um que tivesse coragem de enfrenta-lo, dizem que sua voz era poderosa o suficiente para se igualar à força de dez mil guerreiros.

Por causa disso um dos servos de Euristeu acabou ouvindo o ecoar dos gritos de Gerião desafiando guerreiros que passavam, foi assim que Euristeu teve a ideia de mandar Hércules para roubar o gado vermelho de Gerião.

O gigante habitava a ilha de Erítia, para chegar até lá, Hércules precisava atravessar o deserto da Líbia. Devido ao sol escaldante, o herói enfurecido, começou a atirar flechas contra o sol, até que o deus do sol, Apolo, apareceu implorando para que ele parasse. Hércules disse que só pararia se o deus lhe emprestasse sua barca de ouro para atravessar os mares, facilitando a viagem.

Ao chegar na ilha, ele foi recebido por Ortro, o cão de duas cabeças, apesar de ser uma enorme fera, Hércules o derrubou com apenas um golpe de sua clave. Em seguida o pastou Euritião tentou levantar uma gigantesca pedra, mas foi atingido por uma das flechas do herói que o fez soltar a pedra sobre a própria cabeça.

Gerião, que ouviu a luta, então vestiu suas armaduras, capacetes, escudos e saiu de casa armado com três lanças, embora Gerião fosse um gigante de grande poder, e estivesse bem armado, isso não impediu Hércules de mata-lo com uma flecha envenenada com sangue de Hidra, dizem que após derrotar Gerião o herói ainda rasgou o seu corpo em três pedaços

O retorno para Micenas no entanto não foi tão fácil quanto conseguir os bois, ele teve que navegar pelo Oceano Atlântico para devolver a barca, alem de ter que lidar com vários dificuldades enviadas pela deusa Hera e inimigos que desejavam os bois vermelhos.

Entre eles estava o gigante Caco, que roubou dois bois e quatro novilhos, mas foi morto por um golpe da espada de Hércules, e o rei Eryx, que após encontrar um dos bois perdido, decidiu ficar com ele, quando Hércules pediu o boi de volta, Eryx o desafiou para uma luta de boxe com três rounds, onde Hércules não só o venceu como acabou matando-o.

Acreditando que essa era a ultima tarefa Hércules ficou aliviado quando finalmente chegou à Micenas, Euristeu porém lhe revelou que haviam mais duas tarefas, já que ele desconsiderou a morte da Hidra, por ter recebido ajuda de Iolau e a limpeza dos estábulos por ter sido pago.

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/12/hercules-os-doze-trabalhos-os-bois-de.html
https://herculeseseus12trabalhos.wordpress.com/category/6-hercules/6-1-os-12-trabalhos/6-1-91-os-bois-de-geriao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário