28 de outubro de 2018

Mitologia: Saiona

Semana passada eu postei um conto sobre a Saiona, por isso essa semana eu estou escrevendo sobre ela.
Saiona, ou La Sayona recebe esse nome por causa de seu longo vestido branco rasgado, ela é um espirito vingativo da Venezuela que aparece após o anoitecer para castigar os homens infiéis.

Origem:
Dizem que a Saiona costumava ser uma mulher chamada Casilda, ou Melissa dependendo da versão da história, que vivia com seu marido e seu filho pequeno.

Certo dia, enquanto se banhava em um rio, um homem misterioso se aproximou e disse a Casilda que seu marido a estava traindo com sua própria mãe. Apesar de seu marido ser bom, fiel e atencioso, a mulher correu para casa, só para encontrar o marido e o bebê dormindo na cama do casal.

Mesmo assim, tomada por uma insana desconfiança, Casilda resolveu colocar fogo na casa, matando tanto o marido, quanto o seu próprio filho, em seguida, ela foi até a casa de sua mãe e a esfaqueou até a morte.

Antes de morrer a mãe de Casilda a amaldiçoou a vagar eternamente pela terra matando todos os homens que forem infiéis.

Características:
À primeira vista, a Saiona aparece como uma linda mulher de vestido branco.

Após seduzir e atrair um homem para dentro da floresta ela irá assumir a forma  de um esqueleto com chamas no lugar dos olhos.

Hábitos:
A Saiona aparece depois do anoitecer, mais especificamente quando homens começam a falar sobre mulheres, principalmente para aqueles que forem infiéis as suas esposas.

Então ela seduz o marido infiel e o leva para dentro da floresta ou algum lugar escondido, para que ela possa devora-lo.

Quando os amigos vão procura-lo, encontram um corpo destroçado, como se tivesse sido atacado por algum animal selvagem.

Fraquezas:
Ela irá recuar caso veja o sinal da cruz, o que faz com que os homens que a encontrem, abram os braços na forma da cruz para evitar que esse espírito os ataquem.

A Saiona também irá desaparecer no ar após o primeiro canto do galo anunciando o nascer do sol.

Fontes: http://e-medonho.blogspot.com/2015/03/saiona.html
http://docvirt.com/DocReader.net/DocReaderMobile.aspx?bib=cordel&pagfis=76317
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Sayona
http://www.cladoterror.com/2017/02/27/a-sayona
https://www.google.com.br/amp/s/m.megacurioso.com.br/amp/lendas-urbanas/42042-7-historias-folcloricas-completamente-sombrias-e-que-assustam-de-verdade.htm
https://elperiodiquito.com/noticias/93552/Leyenda-de-La-Sayona

Nenhum comentário:

Postar um comentário