11 de outubro de 2018

Lista de Pedras Tóxicas

Estamos no mês das bruxas, dos espíritos e do terror, por causa disso eu tive a ideia de fazer uma serie de posts temáticos para o Halloween, plantas e pedras venenosas, criaturas das trevas, contos de terror etc.

Para começar vamos fazer uma lista básica de pedras tóxicas, um dos cuidados ao se preparar um elixir é se os cristais utilizados não irão liberar algum tipo de toxina no preparo.

Por isso as pedras dessa lista não são as mais venenosas e sim as mais comuns e baratas que podem conter substâncias tóxicas como cobre ou alumínio. É engraçado pensar que esses dois metais tóxicos já foram e ainda são utilizados na produção de panelas, e embora as panelas de cobre sejam mais decorativas, as panelas de alumínio continuam sendo usadas devido ao seu preço baixo.

Mas mesmo assim dependendo do tipos de pedra, esses cristais ainda podem ser usados em elixires indiretamente, quando a pedra não entra em contato com a bebida.

Amazonita
Por possuir traços de cobre, a amazonita não deve ser usada em elixires diretos.

Berilo
Todos os cristais do grupo do Berilo, incluindo a água-marinha e  possuem traços de alumínio os tornando inadequados para a produção de elixires diretos.

Cianita
Como contém alumínio em sua composição, ela não deve ser usada em elixires.

Lápis-lazúli
Essa pedra pode conter traços de pirita em sua composição, o que a torna inviável para o preparo de elixires, mesmo indiretamente (pirita costuma perder o brilho se exposta a água por muito tempo)

Malaquita
Essa bela pedra de cor hipnotizante, possui traços de cobre em sua composição.

Pedra do sol, da lua e das estrelas
Todas possuem traços de alumínios, sendo assim o seu uso em elixires deve ser limitado

Pirita
Apesar da pirita não fazer mal necessariamente, essa pedra é frequentemente confundida com a marcassita, uma pedra que exige muito cuidado ao ser manuseada já que pode liberar uma substancia parecida com acido sulfúrico, além disso piritas podem conter arsênio, Seu uso em elixires e o uso de outras pedra que podem conter pirita em sua composição é completamente desencorajado, até porque a água pode estragar a pirita.

Olho de tigre
Sua forma fibrosa contém amianto que se inalado em grandes quantidade pode causar lesões no tecido pulmonar e até câncer. Por causa disso, após o manuseio dessa pedra, é recomendado que se lave as mãos muito bem, e obviamente não utilize essa pedra em poções.

Turmalina
Novamente, a presença de alumínio na turmalina a torna uma pedra complicada de ser usada em elixires.

Turquesa
Dessa vez tempos a presença dos dois metais favoritos dessa lista, tanto o cobre quanto o alumínio, estão presentes na turquesa.

Fontes:
http://www.wemystic.com.br/artigos/cristais-toxicos-lista-l-a-z/
http://www.wemystic.com.br/artigos/cristais-toxicos-lista-a-a-j/
https://pt.aliexpress.com/item/616g-Rare-AAA-100-Natural-Amethyst-Crystal-Skull-Elongated-Body-Healing-Reiki-for-Meditation/32731367378.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário