22 de dezembro de 2017

Feitiços: Calendário do advento

As vezes eu acabo vendo alguma coisa que eu não conheço relacionada ao natal, principalmente nessa época do ano.

Dessa vez foi o calendário do Advento, parecia uma casa de brinquedo com varias janelas e presentes escondidos em cada uma delas, era algo incomum para mim e eu fiquei curiosa para descobrir o que era e como começou.

O calendário do advento é uma tradição de natal que surgiu no seculo XIX sendo usada principalmente pelos Luteranos alemães para contar os dias até a véspera de natal.

Antigamente ele consistia em apenas 24 riscos feitos com giz na porta de casa sendo que a cada dia um risco era apagado.

Com o passar do tempo os calendários passaram a ser feitos de materiais diferentes como papel, cartolina, ou madeira, os dias no calendário passaram a se representados por pequenas janelas com números que eram abertas conforme os dias passassem.

Dependendo do calendário as janelas poderia guardar pequenas imagens associadas ao natal, ou pequenos presentes como brinquedos ou doces.

Há também quem use velas para fazer a contagem regressiva, nesse caso a vela possui marcações indicando os dias até a véspera de natal, ela é acesa no primeiro dia de dezembro e queimada apenas até a primeira marcação, sendo acesa novamente no dia seguinte. Na Escandinávia algumas igrejas Luteranas usam 24 pequenas velas para fazer a contagem.

Outra forma de contagem com velas é a Coroa do advento que consiste em cinco velas, cada uma sendo acesa em um domingo antes do natal, sendo que a ultima será acesa no natal, geralmente antes de se acender cada uma das velas, é feito uma benção, um canto e uma oração.

1ª Vela: a vela da Vigilância
A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal,  onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a  humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda  nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Canto:
Uma vela se acende no caminho a iluminar.
Preparemos nossa casa é Jesus quem vai chegar.

No advento a tua vinda nós queremos preparar.
Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).

Oração: A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!


2ª Vela: a vela da Preparação
A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.

Canto:
A segunda vela acessa vem a vida clarear.
Rejeitemos, pois, as trevas, é Jesus quem vai chegar.

No advento a tua vinda nós queremos preparar.
Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).

Oração: 
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

3ª Vela(Rosa): a vela do Testemunho
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus.  A cor litúrgica de hoje, o rosa,  indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette,  onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

Canto:
Na terceira vela temos a esperança a crepitar.
Nossa fé se reanima é Jesus quem vai chegar.

No advento a tua vinda nós queremos preparar.
Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).

Oração: 
Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto".

4ª Vela: a vela do Serviço
A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador,  nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e  também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.

Canto:
Eis a luz da quarta vela, um clarão se faz brilhar.
Bate forte o coração, é Jesus quem vai chegar.

No advento a tua vinda nós queremos preparar.
Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).

Oração: 
Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo;  abra-se a terra, e brote o Salvador!

5ª Vela (branca): a vela de Cristo
Leitura da Bíblia: São Mateus 1.18-25

Acende-se a vela - Esta é a vela de Cristo. Dois nomes foram dados ao Deus-Menino na narrativa de São Mateus: Jesus significa “Deus salva”; Emanuel significa “Deus conosco”. Estes nomes contam de per si a história do Natal: um Deus de amor, - que se importa conosco, - nos salva e está presente em nosso meio.

Esta é a mensagem de alegria para todo o mundo. Ele já veio, mas até agora não acolhemos inteiramente o Dom desta vinda. Somos convidados neste Natal, mais uma vez a viver o definitivo no provisório, o eterno no temporário.

Todos rezam: Com os anjos e os pastores, vamos a Jesus com alegria e louvor! Que através de sua vinda a cada um de nós, sejamos preenchidos de amor, fé, alegria e paz. Amém

Fontes:
https://www.whychristmas.com/customs/advent.shtml
http://paisefilhos.com.br/familia/calendario-do-advento/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_do_Advento
http://missionariascatequistassc.org.br/mcsc25/index.php/publicacoes/noticias/17-artigos/ano-liturgico/133-velas-advento
http://casatreschic.blogspot.com.br/2011/12/calendarios-do-advento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário