10 de julho de 2018

Poções: Cocktail

Já havia um tempo que eu queria fazer um post sobre coquetéis, mas eu não sabia por onde começar ou sobre o que escrever, então vamos começar com a história.

Não se sabe ao certo quando o primeiro coquetel foi feito, afinal, misturar bebidas alcoólicas com sucos de frutas e outros ingredientes é tão antigo quando a própria bebida, mas um dos pontos mais marcantes na história da coquetelaria foi ironicamente o período da lei seca nos Estados Unidos.

Não é estranho que algo tão comum no nosso dia a dia tenha sido proibido por cerca de 13 anos? Sem cerveja durante o jogo de futebol, sem brindes de champanhe no ano novo, sem quentão ou vinho quente na festa junina, nem ao menos uma colher de sopa de rum na massa do brownie. Parando para pensar a bebida está mais presente nas nossas vidas do que se pensa.

A questão é que por causa da proibição, mafiosos como Al Capone construíram seus impérios contrabandeando, produzindo e vendendo bebidas alcoólicas em estabelecimentos clandestinos. 

Como as bebidas produzidas nesses estabelecimentos eram de péssima qualidade, para disfarçar o gosto desagradável, elas eram misturadas com mel, suco de fruta entre outros ingredientes, criando coquetéis novos e mais doces já que isso deixaria a bebida mais fácil de ser ingerida caso a policia chegasse.

Com o passar do tempo a arte de se preparar um coquetel foi se sofisticando e os coquetéis foram divididos em categorias, modalidades e classificações

Categorias:
  • Short Drinks: Coquetéis servidos em copos pequeno,s como Dry Martini, Margarita ou Manhattan.
  • Long Drinks: Servidos em copos grandes e compridos, muitas vezes a bebida é diluida em refrigerantes, sucos ou água gaseificada, como Horses Neck, Tom Collins e Gin Tonica.
  • Hot Drinks: Obviamente servidos quentes, por causa disso esses coqueteis são servidos em copos mais grossos e resistentes ao calor, como Ron Grog, Hot Egg Nog e o meu favorito Irish Coffee.
Modalidades:
  • Mexidos: Coquetéis onde os componentes possuem densidade semelhante e se misturam com facilidade, como Dry Martins, Manhattan e Rob Roy
  • Batidos: Drinks onde alguns dos ingredientes possuem densidades diferentes e por isso precisam ser batidos para serem misturados, como Alexander, Whisky Sour e a minha favorita Piña Colada
  • Montados: Feitos diretamente no copo onde são servidos. Esses coquetéis se destacam principalmente devido a sua beleza, já que ao "montar" a bebida colocando um componente de cada vez você acaba criando um degradê colorido dependendo das bebidas utilizadas, um exemplo desses drinks são Pousse Coffee, Tequila Sunrise e Sex On The Beach
Classificações:
  • Estimulantes: Compostos por destilados, chás, café, chocolate, mel, leite quente, canela, noz-moscada, cravo-da-índia, os drinks estimulantes tem como finalidade aquecer o corpo sendo geralmente servidos em copos Hot Drinks e recomendados para dias frios.
  • Digestivos: Coqueteis digestivos tem obviamente a finalidade de facilitar a digestão, geralmente levam destilados, açúcar, licores e cremes.
  • Refrescantes: Preparados com destilados, sucos de frutas, licores, refrigerantes, águas gaseificadas e bastante gelo, esses drinks são indicados para dias quentes.
  • Nutritivos: Compostos por ovos, cremes, açúcar, mel, leite, chocolate, xaropes ou vinhos fortificantes, os coquetéis nutritivos possuem uma grande quantidade de calorias.
  • Aperitivos: De sabor amargo, seco e azedo, essas bebidas tem a função de abrir o paladar, sendo geralmente feitas com bebidas destiladas, suco de frutas ácidas, vermutes, e pequenas quantidades de açúcar.
Esses dias eu estava pensando: Se existisse um bar de bruxas com certeza elas colocariam cristais de quartzo nos drinks... Não seria legal fazer uma poção cocktail com cristais? 

Fontes:
http://bartenderstore.com.br/de-onde-surgiram-os-coqueteis/
http://artedoscoqueteis.blogspot.com/2009/01/histria-do-coquetel.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Speakeasy
https://en.wikipedia.org/wiki/Prohibition_in_the_United_States#Repeal
https://www.associacaoportuguesadecristaloterapia.com/single-post/2016/07/19/Cocktails-de-ver%C3%A3o-com-Cristaloterapia-Sim-%C3%A9-poss%C3%ADvel
https://www.wellandgood.com/good-food/recipe-crystal-cocktail-video-bondandtaylor/slide/2/
http://observer.com/2018/01/bartenders-reveal-2018s-cocktail-trends-with-recipes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário