15 de julho de 2018

Contos: A Caixa de Pandora

Certa vez, pouco tempo depois da criação da humanidade, Prometeu, o Titã responsável por criar o homem, ofereceu a Zeus duas oferendas para selar a paz entre mortais e imortais, uma envolta em gordura mas recheada de ossos e couro duro e outra envolvida em estômago de boi mas recheada com carnes macias e suculentas, pedindo para que Zeus escolhesse uma.

O rei dos deuses obviamente optou pela oferenda coberta de gordura, já que parecia mais apetitosa, e ficou furioso ao descobrir que foi enganado e que por causa daquilo os humanos poderiam ficar com a carne dos sacrifícios e oferecer apenas os ossos cobertos com gordura aos deuses.

Para se vingar de Prometeu, Zeus pediu que Hefesto forjasse uma mulher a partir do barro, que foi trazida a vida pelos quatro ventos e então agraciada com diversas qualidades pelas deusas do Olimpo, Atena, em especial, lhe concedeu a curiosidade e por fim a mulher foi nomeada Pandora.

Prometeu sabia que Zeus era vingativo, por isso recusou o presente , seu irmão Epimeteu, no entanto, aceitou Pandora como sua esposa, os deuses então lhe entregaram uma caixa como presente de casamento.

Prometeu sabendo das más intenções de Zeus, alertou seu irmão que ele jamais deveria abrir a caixa, e Epimeteu disse o mesmo para sua esposa.

O tempo se passou e o casal viveu feliz, mas a cada dia Pandora ficava com mais vontade de abrir a caixa e ver o que havia lá dentro.

Finalmente quando Epimeteu saiu de casa, Pandora que já não aguentava mais de curiosidade abriu uma pequena fresta para olhar o seu interior.

Naquele momento todas as pragas contidas na caixa escaparam, doenças, tristezas, fome, desastres, tudo que poderia tornar a humanidade infeliz estava livre.

Quando Pandora finalmente conseguiu fechar a caixa, o mal já estava feito, muitos acreditam que Pandora impediu que a esperança escapasse, mas o que ela realmente trancou na caixa foi a premeditação das tragédias,  pois se a humanidade soubesse sobre todo o sofrimento e dor que o futuro reserva, não haveria motivo para se ter esperança. Por isso a esperança é a última que morre, pois enquanto a humanidade acreditar no amanhã,  ela pode sobreviver a todas as catástrofes enviadas pelos deuses.

Fontes:
https://mitologiagrega.net.br/as-18-principais-historias-da-mitologia-grega/#historias-mitologia-caixa-pandora
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prometeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário