21 de novembro de 2017

Plantas: Trevo

Por algum motivo eu tenho um fraco por plantas comuns, trevos, dentes de leão, margaridas, aquelas flores cor de rosas que crescem nas fendas das calçadas... Elas sempre estão ali e mesmo que você arranque, elas continuam crescendo, essa simplicidade me fascina...

Esses dias estava me perguntando se era possível fazer uma salada com flores e trevos, seria basicamente a personificação da floresta em uma salada, imagina, folhas em forma de corações, pétalas coloridas, e cogumelos comestíveis, por isso eu resolvi pesquisar mais sobre trevos.

Cultivo:
Por serem muito resistentes e só precisarem de um solo fértil, um pouco de luz e regas regulares, os trevos não necessitam de cuidados especiais, embora seja recomendado que se plante em um local separado do resto do jardim, já que essa planta se espalha com muita facilidade e pode comprometer o crescimento de outras plantas.

Medicinal:
O Trevo azedo é um ótimo remédio para tratar azias estomacais e estágios iniciais de ulceras e alguns tipos de câncer estomacais.

No entanto ele deve ser evitado em casos de gota, reumatismo, gastrite e cálculos renais devido aos seu alto teor de ácido oxálico

Culinário:
Por causa da alta quantidade de acido oxálico, um composto tóxico presente em diversos tipos de vegetais, os trevos azedos assim como as carambolas, não devem ser consumidos em grandes quantidades, pois podem provocar disfunções renais

Esse composto também é o responsável por dar o sabor azedo característico dessa espécie o que a faz ser uma adição interessante á saladas.

Magia:
Regida por Jupiter e Venus, o trevo de três folhas não costuma ser usado em muitos feitiços, embora seja associado à sorte e ocasionalmente ao auto controle, saúde, alegria e o amor.

Acredita-se que encontrar um trevo de quatro folhas é um sinal de sorte e que cada folha lhe traria algum tipo de felicidade, a primeira, fama, a segunda, riqueza, a terceira, amor e a quarta, saúde.

Já os druidas acreditavam que aquele que portasse um trevo de quatro folhas, teria a capacidade de enxergar demônios e espíritos malignos, podendo assim evita-los.

Fontes:
https://remediodaterra.com/trevo-azedo-beneficios-e-propriedades/
http://dicassobresaude.com/propriedades-saudaveis-do-trevo/
http://www.cuidar.com.br/trevo
http://alimentosesuascuriosidades.blogspot.com.br/2016/08/matos-de-comer-trevo.html
https://www.remedio-caseiro.com/planta-azedinha-beneficios-desta-planta-para-saude/
http://www.witchipedia.com/table:tarot-herbal-and-crystal-correspondences
http://www.witchipedia.com/planet:venus
http://www.witchipedia.com/planet:jupiter
https://www.joya.life/pt-br/blog/trevo-a-origem-da-sorte/
https://wiccaebruxaria.aminoapps.com/page/blog/trevo-de-tres-folhas-na-magia-natural/ERJ4_1n7tPu53EPgvgrXkYvjqY2gVbaQnRj

Nenhum comentário:

Postar um comentário