26 de outubro de 2017

Amuletos: Pinhata

Voltamos para aqueles posts de amuletos onde eu falo sobre objetos que parecem não ter nada de especial, mas que podem esconder origens e significados misticos. Dessa vez eu resolvi escrever sobre Pinhatas.

Origem:
Acredita-se que as primeiras Pinhatas tenham surgido na China, sendo populares durante as comemorações de ano novo, mas ao invés de doces elas eram recheadas com sementes e geralmente tinham a forma de um búfalo, boi ou vaca. Após ser rompida os restos era queimados e as cinzas eram distribuídas entre as pessoas para atrair boa sorte no ano que viria.

No entanto, quando os colonizadores chegaram no México, encontraram um costume muito semelhante entre os nativos. Durante as comemorações em homenagem a Huitzilopochtli, deus do sol e da guerra, os astecas pendurariam um vaso de barro em um poste próximo ao seu templo, o vaso seria decorado com penas e recheado com diversos tesouros para então ser quebrado durante uma cerimonia.

Função:
Algumas crenças possuem a interpretação de que o costume de quebrar a Pinhata representaria a luta entre o bem e o mal.

A cores chamativas e as sete pontas da Pinhata representariam o pecado, para destruir o pecado é necessário que alguém possua uma fé cega e uma incrível força de vontade, características sendo então representadas pela pessoa vendada carregando o bastão, os presentes e doces dentro da Pinhata seria a sua recompensa pelo esforço, trabalho duro e fé.

Com o passar do tempo as Pinhatas perderam os seu significado religioso e se tornaram apenas uma diversão em festas e comemorações.

Como é usado:
Antigamente ela era feita de barro e coberta com pedaços de papel, mas para evitar acidentes, hoje em dia ela costuma ser feita de papel machê.

Geralmente uma pessoa é vendada e girada algumas vezes antes que possa tentar encontrar e acertar a Pinhata.

Quando a Pinhata for quebrada e os doces distribuídos, você pode seguir a tradição chinesa e queima-la usando a cinzas para atrair boa sorte.

Fontes:
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102003687
http://chhayfranco2323.blogspot.com.br/p/historia-das-pinhatas.html
http://arquifesta.blogspot.com.br/2013/10/pinhatas-1-origem-da-pinhata.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Pi%C3%B1ata

Nenhum comentário:

Postar um comentário