21 de março de 2017

Plantas: Áster

Seu nome significa estrela, dizem que antigamente as pessoas acreditavam que essa flor podia se comunicar com as estrelas, e se você aproximasse o ouvido dela, poderia ouvi-la sussurrando para as estrelas. 
É uma flor antiga, já foram encontrados vestígios da flor em túmulos com cerca de 2000 anos.

Cultivo:
A melhor época para o seu plantio é entre o verão e o outono, as sementes costumam germinar em cerca de 14 dias, por serem muito sensíveis ao transplante, é recomendado que replante-as em um local definitivo quando atingirem 6 ou 8cm. 

Essa planta prefere solos ricos em matéria orgânica e locais ensolarados, as regas devem ser espaçadas para que o solo possa secar, principalmente durante o inverno, uma rega de manhã cedo ou à noite deve ser o suficiente, evite molhar as folhas pois isso pode danificar a planta.

Medicinal:
Age como anti-inflamatório e antiespasmódico, sendo usada como remédio para tosse, resfriado, dor de cabeça ou então para regular o ciclo menstrual.

Resultado de imagem para áster flor

Culinário:
Embora a áster pluma de avestruz seja uma flor comestível, é recomendado que se retire o miolo, usando apenas suas pétalas no preparo de alimentos. Ela pode ser usada em saladas de acelga e repolho cortados finamente, ou como decoração de arroz e farofa tropicais.

Magia:
Uma das lendas em torno da Áster, é de que ela surgiu quando a deusa Virgo derramou um pouco de poeira estelar sobre a terra.

Ela traz o significado de começos que nos levam à grandes coisas. Algumas tradições da Europa contam que essa flor pode afastar os maus espíritos, podendo também ser usada nos festivais de Litha e Mabon.

Fontes:
http://jardimdaterra.blogspot.com.br/2013/04/aster.html
http://www.fazfacil.com.br/jardim/aster-da-china-callistephus/
http://www.flowervs.com/en/aster-benefits/model-27-9
http://www.jardimdeflores.com.br/JARDINAGEM/A50jardimcomestivel.htm
http://portalarcoiris.ning.com/group/jardins-flores-de-amor-amor/forum/topics/2899738:Topic:833982?xg_source=activity
https://ailhadabruxa.blogspot.com.br/2016/10/magia-com-flores-para-wiccanos.html
http://www.awicca.com.br/2011/06/ervas-na-magia.html
https://pixabay.com/pt/liso-folha-aster-aster-herbstaster-10341/
http://cargocollective.com/flowers/aster

Nenhum comentário:

Postar um comentário