20 de dezembro de 2016

Plantas: Poinsettia

Essa planta também é conhecida como Flor do Natal, Estrela de natal ou mais popularmente aqui no Brasil, Bico de papagaio, possui origem no México, e pode apresentar varias outras cores alem do conhecido vermelho, como rosa, creme, roxo, salmão, amarelo ou branco.

Cultivo:
Deve ser plantada em um local protegido do frio, sem correntes de ar e com bastante luminosidade, o solo deve ser bem drenado de preferencia solto com um pouco de areia lavada, pois essa planta não suporta umidade em excesso, por causa disso as regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco ao toque.

Medicinal:
Apesar de ser uma planta toxica, algumas fontes atribuem propriedades medicinais para essa planta, como analgésico, antibacteriano, e emético (que provoca vomito), ele também é usado na fabricação de remédios para a pele, verrugas e dores de dente, mesmo assim devido ao seu veneno, não deve ser usado como remédio caseiro.

Culinário:
Por ser uma planta levemente venenosa, podendo causar irritações e vômitos, ela obviamente não é usada na culinária, mas ainda pode ser usada como decoração durante a ceia de natal, desde que fique longe do alcance das crianças.

Magia:
Conta a lenda que uma criança sem dinheiro para comprar um presente para o menino Jesus na noite de natal, colheu algumas ervas daninhas na beira da estrada, porém, ao entrar na igreja, as ervas floresceram em uma bela planta de folhas vermelhas.
Por ser uma planta relacionada ao natal, ela também pode ser usada como decoração para celebrações do solstício de inverno. Suas folhas vermelhas podem ser usadas para fazer um corante

Fontes:
http://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/paisagismo/aprenda-como-cuidar-da-poinsettia-a-flor-do-natal-205054.html
http://www.witchipedia.com/herb:poinsettia
https://www.drugs.com/npp/poinsettia.html
http://witcheslore.com/bookofshadows/herbology/the-mystery-of-flowers-and-plants/3649/
http://wildwoodtlh.com/poinsettias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário