22 de dezembro de 2016

Amuletos: Tradições de Natal

Como estamos em época de natal, achei que seria uma boa ideia escrever sobre objetos símbolos do natal, de onde surgiram e o que representam, espero que gostem.

O Presépio
É uma representação do local de nascimento do menino jesus, geralmente ele é montado sem o menino Jesus cerca de quatro semanas antes do natal, no inicio do advento. Então depois da missa do galo na noite do dia 24 de dezembro, a figura da criança seria colocada simbolizando o nascimento de Cristo. Após as festividades de ano novo, o presépio é desmontado um dia depois do Dia de Reis.

A Árvore de Natal
O costume de decorar árvores durante ocasiões especiais é bem antiga, os egipcios por exemplo, enfeitavam a tamareira com doces e frutas pois ela era considerada a arvore da vida. Já os romanos decoravam pinheiros com máscaras de Baco durante a Saturnália para homenagear o deus Saturno.

Os primeiros adornos da árvore de natal costumavam ser pedras e frutos como maçãs, nesse caso, as maçãs de casca amarela representavam os frutos dourados existentes no paraíso. Com o passar do tempo as frutas foram substituídas por bolas de vidro. Dizem que quanto mais alto a bola estiver na árvore, maior a espiritualidade

O numero de bolas costuma variar de acordo com as crenças e a família, algumas colocam 12 bolas representando os 12 apóstolos, outras colocam 33 pois foi com essa idade que Cristo morreu, também há famílias que penduram uma bola por dia começando no inicio do advento, terminando com 24 ou 28 bolas.

Na Alemanha tradicionalmente as árvores de natal devem ser decoradas com 12 objetos diferentes para atrair a felicidade:

  • Uma casa para proteção
  • Um coelho que significa esperança
  • Uma xícara para prosperidade
  • Um pássaro para alegria
  • Uma rosa que significa afeto
  • Um cesto de frutas para generosidade
  • Um peixe que simboliza a benção de cristo
  • Uma pinha para abundancia
  • Um papai Noel que simboliza generosidade
  • Um cesto de flores que significa bons desejos
  • Um coração para amor
  • Luz que simboliza a vida

Grinalda de Natal
Tradicionalmente ela é feita com galhos verdes de cipreste ou abeto entrelaçados, a cor verde representaria a promessa de que o inverno chegará ao fim, a fita vermelha simboliza o amor de Deus, as bolas e pinhas representam o Espirito Santo, e o ato de colocar a grinalda na entrada de casa, simboliza a presença de Jesus nela.

Ela também costuma ser decorada com quatro velas, cada uma representando uma semana do advento e a cada domingo uma vela é acesa.
"A primeira vela a ser acesa representa o perdão que Deus concedeu a Adão e Eva
A segunda vela representa a fé de Abraão, a quem se anunciou a terra prometida
A terceira vela recorda a alegria do rei David quando Deus prometeu eterna aliança
A quarta e última vela lembra os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a vinda do Salvador."
Fontes:
http://natal.com.pt/tradicoes-presepio
http://natal.com.pt/tradicoes-arvore-de-natal
http://natal.com.pt/tradicoes-bolas-de-natal
http://natal.com.pt/tradicoes-coroa-de-natal
http://blog.cancaonova.com/analucia/tag/presepio/
http://www.culturamix.com/cultura/arvore-de-natal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário