1 de dezembro de 2016

Amuletos: Estrela de Davi

Apesar do hexagrama não ser um amuleto exclusivo do judaísmo, ele acabou se tornando um simbolo muito conhecido do judaísmo no mundo. Um fato triste sobre esse desenho é que durante a segunda guerra mundial os nazistas costuravam uma estrela de Davi amarela nas roupas dos judeus para facilitar a identificação nos campos de concentração.

Origem:
De acordo com o judaísmo, esse simbolo estava presente nos escudos do exercito do rei Davi, isso porque o nome Davi (David) em hebraico se escrevia com três letras Dalet, Vav e Dalet, como a letra Dalet possuía um formato triangular, o simbolo do rei se tornou dois triângulos sobrepostos formando uma estrela de seis pontas.
Com o passar do tempo ele deixou de ser um simples selo ornamental para se tornar um simbolo religioso de proteção

Função:
Alguns acreditam que um dos triângulos representaria três aspectos do homem, corpo, alma e espirito, enquanto que o outro triangulo, representa a Santíssima Trindade, pai, filho e espirito santo. Outro dizem que as pontas da estrela, simbolizam fé, esperança, paz, alegria, verdade e justiça.
Na forma de amuleto, sua principal função é trazer proteção e afastar o azar, embora algumas pessoas atribuam usos como a conjuração de espíritos, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos

Como é usado:
Por ser um selo, esse amuleto pode ser gravado em objetos ou usado como uma tatuagem, porém é comum que pessoas carreguem esse simbolo na forma de um pingente ou chaveiro

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_de_Davi
https://www.significados.com.br/estrela-de-davi/
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/estrela-davi/
http://horoscopovirtual.uol.com.br/artigos/os-amuletos-de-cada-signo
https://rsmetaisjoias.wordpress.com/2015/06/24/fe-em-alta-significado-dos-amuletos-estrela-de-davi/
http://www.emporiodaspulseiras.com.br/colar-masculino-com-corrente-e-pingente-estrela-de-davi-em-aco-inoxidavel
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/qual-e-a-origem-da-estrela-de-davi-e-o-que-ela-representa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário