20 de novembro de 2016

Mitologia: Ninfas

Ninfas são espíritos da natureza que também podem agir como divindades sendo tanto adorados quanto temidos, antigamente as pessoas construíam fontes chamadas de ninfeus em homenagem à esses espíritos.

Origem:
A palavra ninfa possui vários significados, entre eles podemos destacar, noiva, moça ou botão rosa.
A maioria das ninfas são filhas de Zeus com outras ninfas, porém suas ancestrais, as Melíades nasceram após o pênis de Urano ser cortado e fertilizar um freixo, uma especie de árvore que simboliza durabilidade e firmeza. Diferente de suas descendentes, as Melíades eram mais violentas e possuíam um forte desejo de lutar

Características:
Podem ser consideradas o equivalente feminino de sátiros, e devido à sua beleza e aparência delicada e leve, costumam ser descritas como uma especie de fada sem asas.
Como eram muito ligadas à natureza e ao lugar em que habitavam, as ninfas recebiam denominações diferentes dependendo de onde viviam

  • Oceânides: Ninfas do mar
  • Epigéias: Ninfas da terra
  • Hidríades: Ninfas da água
  • Oreádes: Ninfas das montanhas
  • Dríades: Ninfas das florestas, principalmente ligadas a carvalhos
  • Alseídes: Ninfas das flores
  • Astérias ou Urânias: ninfas dos céus e das estrelas
Hábitos:
Assim como os sátiros, as ninfas eram consideradas divindades menores, sendo a personificação da fertilidade e graça da natureza. Muitas vezes acompanhavam deuses como Ártemis, Apolo e Dionísio em seus cultos.

Também era comum serem alvos constantes da luxuria dos sátiros, principalmente as que acompanhavam Dionísio em seus cultos cheios de dança, musica, bebida e orgias.

Mesmo não possuindo imortalidade, podiam viver centenas de anos sem nunca envelhecer, possuindo também o dom da profecia, da cura, alem de outros poderes ligados à natureza.

Fraquezas:
A principal fraqueza de uma ninfa é o local onde ela vive, uma dríade por exemplo nasce ligada a uma árvore, se essa árvore morrer ou for cortada, a dríade morre junto, o mesmo poderia acontecer caso o rio de uma hidríade fosse poluído ou secasse completamente

Fontes:
http://mitologiagrega14.blogspot.com.br/2011/10/ninfa-mitologia.html
http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/ninfas.htm
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Ninfas
http://brasilescola.uol.com.br/mitologia/ninfas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário