8 de setembro de 2016

Amuletos:Olho grego

Também chamado de Olho Turco, Nazar Bancugu e Olho Mistico, o Olho Grego costuma ser feito de vidro na cor azul, apesar de existirem olhos gregos de outras cores.


Origem:
Antigamente ele era utilizado em rituais islâmicos de proteção, podendo também ser encontrado em países árabes, como Grécia, Irã e Armênia, Posteriormente o simbolo foi adotado pelo catolicismo.
Dizem que ele tem a cor azul porque se acredita que o mau-olhado tenha essa cor se tornando mais fácil de neutralizar os seus efeitos.

Função:
Usado para afastar a inveja e o mau-olhado, absorvendo as energias negativas.
Ele também é simbolo de sorte, energia positiva, limpeza, saúde, luz, paz, proteção e clarividência, alem de ser considerado a representação do olhar de deus que ilumina e protege as pessoas dos males e da inveja.


Como é usado:
Na turquia é comum as pessoas possuírem objetos que carregam esse simbolo, como por exemplo uma ferradura com olhos gregos no lugar de pregos. Algumas mães também colocam o talismã nas roupas das crianças, nesse caso, se o amuleto aparecer rachado significa que ele protegeu a criança e deve ser trocado por um novo.
Também pode ser usado na forma de pingentes, servindo como colares, pulseiras e brincos, muitas vezes acompanhados de uma pimenta de vidro vermelha.
E assim como a maioria dos símbolos de sorte, o olho grego pode servir como uma tatuagem de proteção.

Fontes:
https://www.significados.com.br/olho-grego/
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/olho-grego/
http://newspressrelease.wordpress.com/2010/03/08/o-olho-grego-e-seu-significado/
https://www.waufen.com.br/blog/olho-grego-semi-joias-tendencia/
https://www.circulodediana.com.br/produto/439/ferradura-de-olho-grego-para-pendurar-afasta-o-mal-olhado-e-atrai-sorte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário