5 de abril de 2016

Poções: Sabão Castela

Há algum tempo atras eu fiz um post sobre shampoo caseiro feito com sabão castela, por isso eu resolvi falar sobre isso essa semana.
O sabonete de castela é feito com azeite de oliva sendo recomendado para pessoas com alergias ou peles delicadas.

Seu nome vem de Castile, terra dos castelos, uma região da Espanha conhecida por possuir muitas fortalezas, e diferente dos países do norte que produziam sabão com gordura animal, Castile produzia com azeite de oliva já que era um produto farto na região.

Basicamente todos os sabonetes levam soda caustica, um produto químico extremamente corrosivo, por causa disso é muito importante o uso de luvas e óculos de proteção. E mesmo assim eu recomendaria você fazer um curso de sabonetes artesanais antes.


Ingredientes:
804,4 ml de azeite de oliva
100,55 ml de óleo de coco
100,55 ml de óleo de palma
122,8g de cristais de soda caustica
295,7 ml de água

Modo de preparo:
Faça uma solução de soda caustica misturando os cristais com a água. Sempre coloque a soda na água e nunca o contrario, pois a mistura pode explodir! A mistura irá aquecer se tornando nublada e depois irá esfriar, use um termômetro para medir a temperatura, ela estará pronta quando estiver com 37,8°C.
Aqueça os óleos enquanto a soda esfria eles devem atingir a mesma temperatura da soda, 37,8°C. Misture a soda com o óleo com um mixer, quando você puder ver uma trilha deixada pelo mixer, e a mistura tiver consistência de mel, ela estará pronta e você pode misturar algumas gotas de óleos essenciais.
Despeje o sabão no molde e cubra com uma toalha não deixando o tecido encostar no sabão, deixe descansar por 48 horas, se tiver um filme no topo do sabão você terá que joga-lo fora pois significa que os óleos não misturaram direito ou havia muita soda.
Corte o sabão um barras e deixe-os em um locar frio e seco para curarem por cerca de 9 meses.

Fontes:
http://fios-deseda.blogspot.com.br/p/sabao-artesanal.html
http://aromachik.blogspot.com.br/2014/01/sabonete-de-castela-100-castela-soap.html
http://pt.wikihow.com/Fazer-Sab%C3%A3o-de-Castela
http://www.clubedocabeloecia.com.br/2014/02/o-famoso-sabao-de-castela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário