8 de janeiro de 2016

Feitiços: Esbats da lua cheia

Ano começando e eu resolvi começar falando sobre Esbats, eu já havia falado sobre os Sabbats que giram em torno das estações do ano e do ciclo dos deuses, E apesar do termo Esbat se referir a qualquer ritual wiccano que não seja um Sabbat, eles costumam ser voltados para as fases da lua, principalmente a lua cheia.

Geralmente acontece uma vez por mês na lua cheia, ou na lua nova, cada mês recebe um nome diferente e pode ser usado para um ritual diferente

Janeiro: Lua da Benção
A ultima lua antes da colheita. Celebrada com musica e dança, época de preparação para a celebração da colheita, tem a cor amarelada

Fevereiro: Lua da Colheita
Tem a cor verde escura, é a lua que surge obviamente na época da colheita, ela representa cura, purificação e gratidão.

Março: Lua da Cevada
Aparece antes do equinócio de outono, quando os grãos são ceifados, ela tem a cor marrom assim como os grãos, representa sabedoria e conhecimento.

Abril: Lua de Sangue
Associada a cor vermelha, pois antigamente representava a época de abate dos animais e estocagem de comida para o inverno. A Carne agora seria a maior fonte de comida durante o inverno. Ela representa a maturidade e a fecundidade.

Maio: Lua Escura
Associada a cor prata, ao branco e ao azul claro. Quando a terra entra em descanso esperando pela primavera, durante essa lua é comum rituais para se conectar com as forças divinas.

Junho: Lua do Carvalho
A Madeira do carvalho costuma ser queimada durante o solstício de inverno, é a lua do recomeço e do renascimento.

Julho: Lua do Lobo
Representada pela cor roxa, simboliza a união das pessoas e do trabalho em grupo, assim como os lobos. Ela também representas as águas aprisionadas debaixo do gelo.

Agosto: Lua da Tempestade
Representa as tempestades e o movimento dos mares anunciando que as águas voltaram a fluir, é associada a cor azul, e visa o equilíbrio entre trevas e luz.

Setembro: Lua dos Ventos
Sua cor é o branco, ela representa a volta da primavera e a pureza dos campos intocados, a lua que celebra o movimento da terra.

Outubro: Lua da Semente
As sementes que estavam adormecidas começaram a germinar, enquanto a vida desperta mais uma vez com a chegada da primavera. Sua cor é o verde claro, a época do plantio.

Novembro: Lua da Flor
Essa Lua é dedicada as deusas da fertilidade, sua cor é o branco e o rosa, conforme a primavera avança o amor e o romance se torna mais evidente, lua da sexualidade e criatividade.

Dezembro: Lua Brilhante
A lua dos amantes, da união e da prosperidade. Tem esse nome por ser a lua do solstício de verão, e dos campos verdejantes, quando o sol esta mais brilhante, por causa disso a sua cor é o laranja vivo.

Decima terceira Lua:Lua Vinho
Geralmente surge no mês de maio ou abril, antes da lua de sangue, sua cor é o vermelho purpura, é a lua da profecia e da inspiração sagrada. A segunda lua no mesmo mês também é chamada de Lua azul.

Eu acho interessante que alguns Esbats mudam de data e de nome de um hemisfério para o outro, assim como os Sabbats, assim como os rituais são diferentes dos dias de hoje, por exemplo a lua de dezembro está ligada a prosperidade do verão, mas nos dias de hoje dezembro está ligado a estabelecer novos objetivos e compartilhar sua felicidade com os outros. Isso pode deixar as coisas meio confusas.

Fontes:
https://calicesagradodasbruxas.wordpress.com/2012/06/07/o-esbat-de-todo-mes-o-que-e-e-como-fazer/
http://grimoriodaluna.blogspot.com.br/2012/08/esbat-magia-da-lua-azul.html
http://www.witchywords.com/search/label/Tips

Nenhum comentário:

Postar um comentário