7 de julho de 2015

Plantas: Manjericão

Desculpe pelo atraso hoje, o dia foi estranhamente corrido... Hoje irei falar sobre o manjericão (Ocimum basilicum), ele possui origem na Índia, mas já era conhecido pelos gregos, egípcios e romanos desde a antiguidade.

Cultivo:
Ele é um planta que prefere climas quentes e temperaturas acima de 18°C, precisa receber luz direta durante algumas horas do dia. O solo deve ser mantido levemente úmido.
O manjericão também pode ser propagado por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis. Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes (demora até duas semanas) e então plante no local definitivo. A colheita pode ser feita depois de dois a três meses após o plantio das sementes

Medicinal:
O chá da folha do manjericão é considerado digestivo, carminativo (controla os gases), antiespasmódico, antifebril, sudorifico (induz a transpiração), diurético e anti reumático, alem de ser usado para controlar a diabete e diminuir irritações da pele.

Culinário:
Ele costuma ser usado em saladas, sanduíches e omeletes, mas o meu favorito é em molhos de tomate com massa. É muito utilizado em pratos de origem italiana, como os que levam pesto, Suas folhas são delicadas então, aconselha-se que se coloque por ultimo nas preparações.

Magia:
É considerada uma planta sagrada pelos hindus, pois representa a deusa Tusali, esposa do deus Vishnu. No México é conhecido como amuleto de amor, sendo relacionado com sentimentos de amor ódio, coragem e luto.
Existe uma adivinhação para casais que acabaram de se conhecer usando folhas de manjericão:
Nela duas folhas frescas devem ser colocadas no carvão queimando. Se elas permanecerem no mesmo lugar e virarem cinzas rapidamente, será um bom casamento, se elas estalarem um pouco, o relacionamento do casal será cheio de discussões, mas se elas estalarem muito e voarem para longe, talvez seja melhor esperar um pouco antes de trocarem as alianças.


Fontes:
http://hortas.info/como-plantar-manjeric%C3%A3o
Ervas plantas e chás Prevenção e cura de doenças, Editora Escala
http://melhorcomsaude.com/propriedades-medicinais-do-manjericao/
http://temperaria.com.br/serie-temperos-manjericao/
http://mulherverde.blogspot.com.br/2008/09/ervas-mgicas-manjerico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário