16 de julho de 2015

Feitiços: Constelações

Eu sei que eu poderia falar de constelações no post de domingo, mas eu estava mais interessada em focar os post de domingo em lendas brasileiras, e eu queria falar mais sobre o significado de cada constelação, o que ela representa, como geralmente nos post de quinta eu posto não só sobre feitiços, mas tradições e culturas, então achei que se encaixava, como são realmente muitas, resolvi começar com os signos do zodiaco.

recurso rfa_2050.jpg
Aries
Baseado no Velo de ouro, o carneiro que teve sua lã transformada em ouro. Ele resgatou os irmãos Frixo e Hele antes que Frixo fosse sacrificado pelo próprio pai por causa das mentiras de sua madrasta, Ino (ela induziu a fome no reino, e disse que a fome acabaria se o rei matasse o seu próprio filho).
Hele caiu do carneiro quando voavam sobre o mar, a partir dai o local passou a se chamar Helesponto em sua homenagem. Ao chegarem em Cólquida, Frixo sacrificou o carneiro a pedido do oraculo e ofereceu a sua pele ao rei Eetes de Cólquida em troca da mão de sua filha (a versão varia de uma para outra, algumas dizem que ele sacrificou o carneiro em homenagem a Zeus, e deu o pelo para o rei).
Aries foi colocado no céu, por Nefele, mãe de Frixo. Por causa das mentiras de Ino, o plantio das sementes que deveriam alimentar o reino foi feito antes da hora causando o período de fome. Por isso a constelação de aries marca a época que as sementes devem ser semeadas.


recurso rfa_2052.jpg
Taurus
Ele na verdade representa o momento que Zeus se transformou em um touro para seduzir e raptar Europa, filha do rei da Fenícia. Ele se disfarçou de touro para que sua esposa Hera não desconfiasse.
Dizem que a constelação só mostra a cabeça e as patas da frente, pois o touro estaria nadando no mar em direção a Creta. Uma das outras versões o touro seria uma das amantes de Zeus, Io, que foi transformada numa vaca para se esconder da Hera (Sim... Quem conhece a mitologia grega sabe como Zeus e Hera são). Outra historia diz que ele seria o touro que deu origem ao minotauro (o pai do minotauro).


recurso rfa_2054.jpg
Gemini
(A minha favorita)
Castor e Pólux eram gêmeos, irmãos de Helena de troia. Zeus havia se apaixonado (sim... de novo) por Leda, esposa do rei de Esparta, e para se aproximar dela, ele se transformou em cisne e a engravidou dos gêmeos. Eles cresceram fortes e saudáveis, porém um dia eles desafiaram dois jovens pela mão de duas mulheres, nessa luta, Castor foi morto, e Pólux tentou se matar para reencontrar o seu irmão. Pólux porém era imortal. Essa historia foi imortalizada nos céus onde na constelação os gêmeos aparecem abraçados


recurso rfa_2051.jpg
Cancer
O caranguejo, parece que essa constelação seria Karkinos, um caranguejo gigante que picou o pé de Hércules enquanto este lutava contra Hidra, Hércules esmagou o caranguejo, então Hera (lembrando que Hércules era filho de Zeus com uma amante, então Hera o odiava) o homenageou com uma constelação


recurso rfa_2053.jpg
Leo
(O meu signo)
O leão de Neméia, imune a qualquer tipo de arma e o primeiro dos doze trabalhos de Hércules, ele era conhecido por sequestrar donzelas como isca para atrair guerreiros e os devorar. Ele tinha o tamanho de um elefante. Como nenhum tipo de arma conseguia atravessar a sua pele, Hércules o estrangulou e depois passou a usar a sua pele como uma especie de armadura.


recurso rfa_2055.jpg
Virgo
Por causa da decadência do comportamento humano Têmis, a deusa da justiça subiu aos céus e se tornou uma constelação, em algumas versões ela seria Astreia, filha de Têmis. Talvez por ela estar próxima a constelação de Libra, ela tenha sido relacionada a deusa da justiça, Virgem também costuma ser representada carregando uma balança, ou um buque de trigo, o que talvez represente Deméter a deusa da agricultura (particularmente eu acredito mais na versão de Astreia, já que ela a unica deusa virgem dessas citadas)


recurso rfa_2056.jpg
Libra
É a unica constelação que não representa um ser vivo, ela é segurada por Astreia como simbolo da justiça, (ironicamente é uma das constelações mais injustiçadas, já que ela só foi considerada uma constelação quando passou a representar a balança que Astreia carrega, e por muito tempo foi considerava parte de escorpião)


recurso rfa_2058.jpg
Scorpius
Orion estava se vangloriando para a deusa Ártemis que ele poderia matar qualquer animal na terra, apesar de Ártemis ser a deusa da caça, ela também era protetora da vida selvagem, então ela enviou um escorpião para matar Orion. O escorpião saiu vitorioso e por isso Zeus o colocou no céu, Ártemis pediu também que Zeus colocasse Orion no céu para que os humanos lembrassem de tomar cuidado com seu orgulho.



Sagittarius
Quiron, o centauro arqueiro mestre da medicina, e que se diferenciava do resto dos centauros por ser culto, educado e inteligente. Ele foi criado como filho adotivo por Apolo que lhe ensinou arte, musica, poesia, ciência, filosofia e etc. Sua morte está ligada a vida de Prometeu, aquele que deu o fogo aos humanos. Quiron levou um flechada venenosa na perna, mas por ser imortal ele ficou agonizando em dor, por isso Hércules negociou com Zeus a imortalidade de Quiron pela vida de prometeu, que por ter roubado o fogo, foi amarrado numa pedra para ter o seu figado devorado por um pássaro, e só poderia ser solto se um imortal abrisse mão da imortalidade indo para o reino dos mortos. Com isso Prometeu foi solto e Quiron pôde morrer tranquilamente. Depois disso ele foi homenageado como uma constelação.



Capricornus
A cabra do mar, sendo representado como uma cabra com cauda de peixe, ela seria Amalthea, a cabra que amamentou Zeus depois que sua mãe o salvou de ser devorado pelo titã Cronos. Certa vez Zeus quebrou o seu chifre, como desculpas ele criou a Cornucópia, chifre de onde saiam varios tipos de alimentos e flores, representando a abundância.



Aquarius
Antes de começar, já notaram que a palavra aquário vem de água mas as pessoas colocam peixes nele, e a palavra piscina vem de peixes mas as pessoas colocam água nelas?
O local onde essa constelação se encontra é conhecida como mar, por causa das constelações de peixes e baleia. Essa constelação é representada por um homem virando um vaso de água, esse homem seria o príncipe troiano Ganímedes, por quem Zeus se apaixonou (isso me faz pensar do por que raios Zeus pediu Hera em casamento se ele amava mesmo era a vida de solteiro).
Ele sequestrou o jovem se transformando numa águia e o levou para o Olimpo onde ele passou a servir néctar da imortalidade aos deuses. Depois ele derramava o resto sobre a terra para os mortais. Outras versões contam que Ganimedes não ficou muito contente de ser sequestrado e estuprado no meio do céu, sendo depois forçado a servir bebida aos deuses, então um dia ele derramou o néctar sobre a terra causando uma grande inundação, Zeus ao invés de ficar com raiva, deu imortalidade ao garoto e criou a constelação de aquário



Pisces
Para escapar do titã Tifão, Afrodite e seu filho Eros se transformaram em peixes e pularam no mar, para não se perderem um do outro, amarraram uma corda da cauda deles. A constelação de peixes, mostra dois peixes ligados por um cordão, por isso peixes as vezes é chamado de Vênus e cupido.


Espero que tenham gostado, foi um post bem trabalhoso. Até a proxima

Fontes:
http://www.infopedia.pt/$constelacao?uri=portugues-ingles/imaginar

Nenhum comentário:

Postar um comentário