21 de agosto de 2012

Plantas: Alecrim

Alecrim ou Rosamarinus officialis, seu nome cientifico significa orvalho do mar. Geralmente cresce em solo de origem calcária.

Cultivo:
Ele não gosta de solos muito úmidos e nem de excesso de matéria orgânica, Precisa de um solo com boa drenagem e bastante luz. Pode ser colhida em qualquer época do ano, apesar de alguns preferirem na primavera.

Na medicina:
O alecrim pode ser aplicado como chá, infusão, inalação, pomadas, óleo, ou até mesmo capsula.
O uso interno como chá por exemplo, é usado contra gazes, tosse, e prevenção de doenças com Alzheimer. E o uso externo para tratar reumatismos
Há outros usos como tratamento de asma, anemia, bronquite, menstruação dolorosa, estresse, febre e também é usado como tônico cardíaco.



Na Magia
 É usado contra o mau olhado e pesadelos, quando colocada na fronha do travesseiro, e para atrair um amor quando colocado num patuá (não faço a menor ideia do que seja um patuá, mas parece que é um amuleto do Candomblé.
Seu planeta regente é Mércurio (era para eu ter adivinhado isso sem ler) é a erva do amor, da amizade, da juventude eterna, e da alegria de viver (fiquei com vontade de rir quando li isso).
Tocar na pessoa que você ama com essa planta faz com que ela te ame para sempre, e é usada em poções da amizade (preciso pesquisar sobre isso)

Na Culinária:
Fica muito bom quando usado para temperar carnes, como frango, carneiro e porco, manteiga, molhos em geral e batatas.
Jogar alguns ramos sobre o fogo do churrasco dá aroma a carne.
Há também um vinho com alecrim (depois que a Lovely fez 18 anos ta virando alcoólica sem nem beber), onde se coloca um pouco da planta numa garrafa de vinho tinto e deixar durante 21 dias bem fechado e selado com parafina, deitado e num lugar escuro. Depois tomar com um pouco de mel, esse vinho ajuda a clarear as ideias.

Outros usos:
Inseticida, colocar alguns ramos nas roupas evita o ataque de traças.
Cosmético: como chá ele nos cabelos deixa os fios mais saudáveis e evita a calvície, alem de escurecer os cabelos, e na pele restabelece o ph natural, també é usado na produção de perfumes

E ai? gostaram do novo formato do post de plantas? Bem mais organizado, se não gostarem eu volto para o estilo antigo. Eu sei que a Diere já fez um post sobre alecrim, mas estava meio que sem ideias...(Canta, Maria, a melodia singela, canta que a vida é um dia, que a vida é bela minha maria...)

Fontes:
http://www.criasaude.com.br/N2407/fitoterapia/alecrim.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alecrim/alecrim-1.php
http://www.astral.oxigenio.com/jardim_aromatico/jardim_alecrim.htm
http://plantas-medicinais.net/alecrim-beneficios-do-uso-medicinal-do-alecrim.html
http://jardimdamagia.blogspot.com.br/2009/07/alecrim-nome-cientifico-rosmarinus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário