19 de agosto de 2025

Filme: A hora do Mal

Opa! Ja faz um tempo q eu não posto nada né? (culpem as fanfics...) Mas sai da minha caverna para falar brevemente sobre um filme...

Fui assistir a hora do mal com a minha avó, e embora a minha avó não tenha gostado, eu gostei bastante do filme e queria compartilhar a minha visão do filme com vocês 


Em primeiro lugar, a hora do mal esta mais para um filme de mistério do que um filme de terror de verdade, só tem duas cenas que realmente causam um pouco de medo ou susto, e se não fosse as cenas de sangue e violência, ele poderia muito bem funcionar como um filme de terror para crianças.

Quando eu vi o trailer, eu achei que seria um filme que não te daria respostas, eu estava esperando um filme mais pé no chão, ou então mais metafórico ou sujetivo, onde você até descobre o que aconteceu com as crianças, só não sabe como, ou então o contrario, você sabe como elas desapareceram, mas não sabe para onde elas foram. 

No entanto, o filme é bem explicadinho e facil de entender, como eu disse ele tem uma estrutura de filme de mistério onde cada personagem da a sua versão da história, para apenas revelar o culpado no final ( assim como "Morte no Nilo" ou ... "Deu a louca na chapéuzinho" 😅)

A partir de agora talvez eu de comece a dar spoilers, então se quiser assistir o filme, pare de ler aqui.

O filme tem uma pegada de conto de fadas moderno, (não a versão da Disney, mas sim dos Irmãos Grimm), uma história onde crianças simplesmente saem de casa e desaparecem por livre espontânea vontade talvez te faça pensar no flautista de Hamelin.

Mas quando a verdadeira vilã é revelada ela te faz lembrar de " A Convenção das bruxas"

Tia Gladys é introduzida exatamente como a Líder das bruxas, uma mulher excêntrica que causa um certo estranhamento, ela sorri e fala de maneira rápida para mascarar sua malícia e também para impedir que as pessoas coloquem limites.

Porem quando ela se revela para Alex, ela causa um desconforto muito especifico, a malicia que ela demonstra é ligeiramente diferente da que ela usa quando esta na casa do diretor.

" se contar a alguém, eu posso fazer seus pais se machucarem... posso fazer eles machucarem um ao outro... posso fazer eles te machucarem..."

Não soa apenas como uma bruxa má de João e Maria, mas também como o que um abusador diria para controlar a sua vitima,e isso causa desconforto pois torna esse conto de fadas sobre bruxas que sequestram crianças algo real

Alex se ve desolado tendo que alimentar seus pais e servir como escravo para a bruxa, ele não pode pedir ajuda e não pode contar para ninguém o que esta acontecendo com ele.

Outro ponto que eu achei interessante foi que assim como a vilã, a magia também ter certa inspiração em contos de fadas, nada é explicado, não é dito a origem da Gladys, e nem da árvore misteriosa que ela traz para a casa de Alex, você apenas entende como aquilo funciona pois viu como ela faz para controlar suas vitimas

Eu gosto bastante desse tipo de magia de contos de fadas onde nada é de fato explicado, é apenas assim que funciona. 

" para quebrar um feitiço que fez seus irmãos virarem cisnes, voce deve tricotar casacos feitos com folhas de acacia" 

" para voltar a ser uma sereia você deve esfaquear o coração do príncipe e deixar que o sangue dele caia em suas pernas"

Num mundo onde todo mundo exige explicação para tudo, é legal você ter um monstro que simplesmente chega na sua casa e se apresenta como uma tia avó e nada mais ( Assim como o conto da mulher de olhos de vidro que se apresentou como "A Nova Mãe"), por isso fiquei um pouco decepcionada quando anunciaram uma prequel contando a origem da Tia Gladys

Nenhum comentário:

Postar um comentário