Esse quadro costumava ficar na casa da minha tia avó, lembro de ver esse quadro sempre que eu ia visita-la, porém não consigo me lembrar direito em qual cômodo ele ficava, talvez ficasse na sala, talvez na cozinha onde eu sempre ficava olhando para ele enquanto trabalhava com ela nas encomendas.
Quando a minha tia avó morreu, ninguém sabia quem havia presentado a minha tia com esse quadro, nós abrimos procurando alguma assinatura, porém o tempo havia apagado qualquer assinatura que o quadro pudesse ter, então ele acabou ficando com a minha prima que queria muito o quadro pois ele a fazia e lembrar dela.
Ela chegou a perguntar para a minha mãe o que o quadro representava, mas a minha mãe não soube responder
As figuras retratadas no quadro representam Daikokuten e Ebisu, dois dos sete deuses da sorte o xintoísmo. Daikokuten é o deus da prosperidade e da fartura, sendo patrono dos fazendeiros e protetor das colheitas, sendo retratado com dois fardos de arroz sob seus pés. Já Ebisu é o deus da sorte e honestidade, protetor dos pescadores representado por uma vara de pesca e um grande peixe.
Em algumas versões Ebisu é filho e Daikokuten, então é comum encontrar as duas figuras juntas, principalmente em estabelecimento comerciais, já que ambos trazem sucesso nos negócios e enriquecimento profissional.
Eu acho particularmente poético, o deus da colheita representado por um saco de arroz e o deus da pesca por grande peixe vermelho, serem colocados na frente de um restaurante japonês para atrair prosperidade.
Além desse quadro, minha tia avó tinha outro quadro com um poema (possivelmente um haikai), escrito pelo meu avô paterno, minha mãe queria guardar de recordação, porém nós nunca chegamos a encontrar esse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário