18 de junho de 2019

Dia das fadas: Pão cogumelo vermelho

Como sabem (Talvez não...) dia 24 é o dia das fadas e todos os anos (ou quase todos) eu faço uma receita em homenagem a esse dia.

Eu não sou muito boa com receitas salgadas então eu sempre acabo me forçando a testar essas receitas.
Eu acho eles fofos
Dessa vez eu queria fazer um pão de batata que lembrasse um cogumelo Amanita muscária, mas eu não queria usar corantes artificiais, então eu usei suco de beterraba.

 Da primeira vez eu usei apenas o suco de duas beterrabas batido com um copo de água a cor ficou mais rosado do que eu gostaria.


Da segunda vez eu usei a receita de suco de beterraba concentrado da Raiza Costa, a cor ficou um pouco mais intensa do que deveria, você provavelmente terá melhores resultados se usar farinha branqueada naturalmente (geralmente farinhas orgânicas são assim).


E por fim esse foi o que chegou mais perto do tom que eu queria (Não deixe a foto te enganar ele é mais rosado), eu cometi um erro quando estava fazendo esse ultimo, quando comecei a fazer o pré fermento eu usei água ao invés de suco de beterraba, então nessa receita tem apenas uns 60 ml de suco de beterraba ao invés de 160. Acho que se você colocar 100ml de suco de beterraba a cor irá ficar certa.

É claro que nada te impede de usar corante artificial... Vamos para a receita

Pão cogumelo vermelho
Ingredientes:
400g de farinha de trigo
14g de açúcar
160ml de liquido (100ml de suco de beterraba e 60ml de água ou então 160 ml de suco de beterraba)
10g de fermento biológico instantâneo (10g de fermento biologico seco equivale a 30g do fresco)
20g de leite em pó
160g de batata cozida e amassada
10g de Azeite
5g de sal
40g de ovos (um ovo tem em media 50g, você pode usar o ovo inteiro, mas fique atento com a umidade para que a massa não fique muito mole... Ou não, eu coloquei 20g a mais de batata e o pão ficou bom, só ficou mais difícil de moldar a massa, você também pode usar o resto do ovo para pincelar a superfície do pão)

Modo de preparo:
Misture o fermento com 50ml do liquido (a água não precisa ser aquecida, mas se você quiser aquecer lembre-se de que temperaturas muito altas matam o fermento, você deve ser capaz de misturar a massa com as mãos) e 50g da farinha, jogue um pouco de farinha por cima e deixe crescer um pouco (a camada de farinha que você jogou por cima irá craquelar)

Misture o resto da farinha com o sal e quando a mistura de fermento craquelar comece a acrescentar os outros ingredientes intercalando com a farinha e o liquido (açúcar, leite em pó, liquido, batata, farinha, azeite e assim por diante)

Sove a massa por 6 minutos e faça um bola com ela levando para crescer por uma hora (ou duas se o dia estiver estupidamente frio).

De um soco no centro da massar para tirar o ar e molde bolinhas de 50g mais ou menos. Pincele a superfície da massa com o resto do ovo e polvilhe gergelim por cima (Eu sugiro polvilhar queijo parmesão, ele é mais saboroso que gergelim e dará um efeito mais real ao seu pão de cogumelo)

Deixe crescer por mais 30 minutos e leve ao forno pré aquecido à 200°-240°C por 15 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário