O Daruma é uma representação do monge indiano, Bodhidharma, responsável por fundar o Zen-budismo na China.
Dizem que ele alcançou a iluminação após meditar durante 9 anos, sem se mover, piscar ou até mesmo dormir. Para evitar que caísse no sono durantes o processo, o monge removeu as próprias pálpebras impedindo que seus olhos se fechassem, com o passar do tempo seus membros atrofiaram e caíram pela falta de uso.
Algumas versões da história contam que no local onde suas pálpebras foram jogadas nasceram as primeiras mudas de chá verde.
Função:
Costuma ser feito de madeira e possui um formato arredondado de modo que quando caia, volte a ficar de pé, representando perseverança. Tradicionalmente é pintado de vermelho pois se acredita que essa cor traga sorte e felicidade, embora não seja difícil encontrar Darumas de outras cores:
Suas sobrancelhas são pintadas na forma de uma garça, enquanto a barba lembra a forma de uma tartaruga, isso se deve porque no japão, esses dois animais são considerados símbolos de vida longa.
Geralmente é usado como amuleto para realizar desejos.
Como é usado:
O ritual costuma ser feito no inicio do ano, para fazer um pedido você deve pintar um dos olhos enquanto faz o seu desejo e prometer só pintar o outro olho quando o seu desejo for realizado.
Depois disso, o daruma pode ser queimado no final do ano e substituído por um novo no ano seguinte.
Fontes:
http://www.urawazabugeikai.com.br/index.php/cultura/59/177-daruma
http://www.japaoemfoco.com/o-significado-do-amuleto-da-sorte-daruma/
http://www.japones.net.br/daruma/
http://mikami.com.br/voce-conhece-o-daruma/
http://brunnolopestattoo.blogspot.com.br/2012/06/daruma-e-seu-significado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário