Orihime era uma princesa tecelã filha de Tenkou o deus do reino celestial. Enquanto Tenkou fazia as estrelas que ficavam penduradas no céu, Orihime tecia as nuvens, os nevoeiros e o véu noturno que cobria o céu, a jovem nunca parava de trabalhar, sem tempo para se apaixonar ou fazer outra coisa ela vivia uma vida solitária e triste.
Tenkou vendo a tristeza de sua filha, resolveu lhe dar algumas horas livres no dia para que ela pudesse passear pelo reino. Certo dia, a moça conheceu um jovem pastor de gado chamado Hikobochi, foi amor a primeira vista.
Os dois nunca haviam se apaixonado antes, e com o passar do tempo eles ficavam cada vez mais apaixonados, o que os levou a negligenciar as suas tarefas, Hikobochi não estava cuidando direito do gado, e Orihime passava os dias sonhando acordada com seu amado.
Isso enfureceu o senhor dos céus, que separou o casal colocando-os em lados opostos de Amanogawa, a Via Láctea. No entanto a separação deixou a princesa tecelã desolada, seus tecidos não eram mais tão belos e delicados, e ela passava os dias chorando enquanto olhava para o outro lado da galaxia.
Tenkou não suportava mais ver sua filha triste novamente, por isso permitiu que uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, os dois se reunissem, desde que realizasse os desejos das pessoas durante o festival das estrelas.
E se você observar o céu à noite durante o festival, verá duas estrelas que realmente só se aproximam uma vez por ano, Vega (Orihime) e Altair (Hikobochi). Por isso é comum que as pessoas escrevam seus desejos em um papel colorido (Tanzaku) e pendurem em um bambu.
A cor do papel costuma influenciar no tipo de desejo:
- Branco: Paz
- Verde: Esperança
- Azul: Proteção
- Amarelo: Dinheiro
- Vermelho: Paixão
Fontes:
http://www.japaoemfoco.com/tanabata-matsuri-festival-das-estrelas/
http://www.nippo.com.br/lendasdojapao/n060.php
http://www.nipocultura.com.br/?p=453
http://saudeyoutien.blogspot.com.br/2010/09/lenda-tanabata-matsuri.html
http://www.kowaii.com.br/index.php/mitos-a-lendas/68-japao-/729-tanabata-matsuri-
http://www.culturajaponesa.com.br/?page_id=193
http://www.portalmie.com/atualidade/2015/06/tanabata-o-festival-das-estrelas-lenda-amor-separado-pela-via-lactea/
Nenhum comentário:
Postar um comentário