17 de julho de 2018

Plantas: Plantas Carnívoras

Devido ao seu comportamento incomum e sua aparência intimidadora e exótica, as plantas carnívoras despertam o interesse de diversas pessoas e colecionadores de plantas.

Com diferentes formas e métodos de capturar seu alimento, as plantas carnívoras podem ser divididas em diversos generos, as mais conhecidas e comuns são:

Dionaea
A famosa papa moscas, com sua "boca cheia de dentes" e interior avermelhado que realmente lembra uma garganta,  a dionaea na verdade captura seu alimento com um par de folhas modificadas e dentadas que se fecham quando um inseto entra em contato com o seu interior.

Drosera
Possui hastes grudentas cobertas de pelos e uma substancia pegajosa que lembra orvalho, quando um inseto pousa em uma dessas hastes, ela se enrola como um tentáculo, os pelos e a substancia impedem que o inseto escape.

Sarracênia
Uma das variedades mais resistentes. Essas planta costumam exalar um aroma doce atraindo insetos polinizadores, que ao entrar em seu tubo, acabam ficando presos.

Nepenthes
Semelhantes às Sarracênia, porém um pouco mais arredondadas e seus "jarros" ficam pendurados na planta, quando um inseto entra no seu "jarro", os pelos em deu interior se voltam para baixo impedindo a saída da presa.

Utricularia
Essas plantas aquáticas são conhecidas como as carnívoras mais rápidas do mundo, isso porque além de possuir pelos e filamentos sensíveis, ela caça usando a sucção, quando a presa se aproxima, ela abre uma entrada que devido a diferença de pressão suga tudo para o seu interior.

Cultivo:
Plantas carnívoras são adaptadas a viver em ambientes de solo pobre em nutrientes, por isso o solo geralmente é composto por areia de rio, pó de xaxim e musgo que deve ser umedecido antes. O vaso costuma ser brando e de plastico, pois o vaso de barro absorve a umidade do solo e cores escuras aquecem a raiz da planta.

Devem receber uma boa quantidade de luz o dia inteiro, caso a planta tenha sido colocada em um local de meia sombra, ela não pode ser colocada no sol diretamente, a transição deve ser feita ao poucos, aumentando gradualmente a intensidade de luz.

É uma planta de clima tropical o que significa que precisa de regas periódicas, no entanto é muito exigente em relação a isso, é recomentado que de utilize ou água destilada ou água da chuva, a água de torneira possui cloro e minerais que podem ser prejudiciais para a planta, use com moderação.

Algumas plantas passam por um período de dormência, nesse período as regas devem ser diminuídas para evitar o apodrecimento da raiz.

Medicinal:
Embora não existam usos medicinais para essas plantas, alguns cientistas encontraram  nos fluidos digestivos de algumas especies de plantas carnívoras, enzimas capazes de combater fungos e bactérias, isso porque esse micro-organismos acabam consumindo parte dos nutrientes presentes nas presas. Apesar disso ainda não se sabe se essas enzimas podem ser usadas na medicina.

Culinário:
Mesmo que não sejam próprias para o consumo, alguns bares em São Paulo usam pequenas plantas carnívoras para decorar bebidas dando um visual mais exótico nos drinks.

Magia:
Não é realmente uma planta usada em feitiços, mas algumas pessoas a usam em tanto em feitiços de banimento (por digerir insetos) quanto feitiços de atração (por capturar sua presa).

Eu acredito que por ser uma planta que caça e captura presas vivas ela pode ser enfeitiçada para capturar e devorar outras coisas além de insetos, podendo ser usada como amuleto de proteção para a sua casa, ou então usada em feitiços para se alcançar um determinado objetivo.

Fontes:
http://plantas-carnivoras.info/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_carn%C3%ADvora
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/pesquisa/estudo-planta-carnivora-pode-ser-tambem-medicinal,3eca1557419ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://spcuriosos.uol.com.br/com-7-mil-vendas-por-mes-loja-no-ceagesp-e-especializada-em-plantas-carnivoras/
http://sinfoniadalua.blogspot.com/2015/03/magia-com-plantas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário