8 de julho de 2018

Lista de doenças mitologicas

Esses dias eu estava no youkai.com vendo as fichas e algumas criaturas, quando me deparei com uma serie de youkais parasitas que causam doenças. Isso me fez pensar...


Em uma época onde as pessoas não tinham sequer ideia da existência de germes e bactérias causadoras de doenças. O que causava as doenças para as pessoas dessa época? Será que assim como os youkais existiam criaturas mitológicas que causavam uma doença especifica, ou criaturas que causavam doenças mitológicas?

Na verdade, a maioria das pessoas acreditava que as doenças eram causada ou pelo ar ou por deuses, o que se parar para pensar era quase a mesma coisa.

Eu resolvi deixar os youkais parasitas para outro dia, afinal são muitos e eu preciso ir dormir. No entanto eu salvei todas as paginas nas fontes, caso queiram dar uma olhada, o único problema é que o site está em Inglês

Febre do Wendigo
Uma especie de doença contraída através da inalação dos fluidos corporais de um wendigo. Aqueles que contraírem a febre do wendigo serão atormentados por horríveis pesadelos, seguidos de surtos histéricos caudados por dores intensas nas pernas e nos braços.

Geralmente esses surtos fazem com que a vitima corra para dentro da floresta de onde nunca mais retornam, provavelmente devoradas por wendigos.

Alp-luachra
Uma fada parasita que rasteja até o interior da boca de sua vitima e se alimenta de metade de tudo o que o seu hospedeiro ingerir. A pessoa com uma Alp-luachra nunca engordará podendo até morrer de fome, dependendo da situação.

Para se livrar de uma Alp-luachra a vitima deve ingerir uma grande quantidade de carne salgada sem beber água, após isso, ela deve ficar com a boca aberta acima de um riacho, desse modo a Alp-luachra irá pular no riacho para saciar sua sede.

Aerico
Um demônio do ar conhecido por espalhar doenças como a malária e a peste negra.

Na maior parte do tempo ele permanecia invisível, mas poderia assumir uma forma humana para atormentar os mortais.

Miasma
Esse termo poderia ser traduzido como poluição, antigamente se acreditava que lugares com mal-cheiro como pântanos.

A ideia de que doenças eram causadas pelo ar ruim, foi um dos motivos para que os médicos da peste usassem mascaras com longos bicos recheadas de ervas aromáticas, era uma maneira de evitar o miasma

As Nove Doenças
As nove doenças são os filhos da deusa da morte Loviatar com o vento, na mitologia finlandesa.

Seus nomes são Pistos (A Tuberculose), Ähky (A Cólica), Luuvalo (A Gota), Riisi (A Osteomalácia), Paise (A Úlcera), Rupi (a Sarna), Syöjä (O Câncer)e Rutto (A Peste). No entanto o nono filho permanece sem nome conhecido apenas como "O Bruxo" sendo a personificação da inveja.

Akuchu
Um inseto vermelho de seis patas que se agarra ao baço do hospedeiro e assim como a Alp-luachra, se alimenta de tudo o que o hospedeiro ingerir. Pessoas infectadas por esse youkai podem ser curadas com um medicamento feito a partir de uma especie de cardo.

Hizō no kasamushi
Esse youkai parece um longo verme coberto de pequenos pelos vermelhos com uma cauda bifurcada e uma estrutura que se assemelha a um chapéu vermelho no topo da cabeça. Esse "chapéu" costuma atrapalhar o processo de digestão e absorção de nutrientes do hospedeiro, por causa disso aqueles infectados pelo Hizō no kasamushi costumam emagrecer ou engordar muito rapidamente. Se livrar desse parasita é uma tarefa muito difícil, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de medicamentos feitos de raízes de Ferula e curcuma.

Sori no kanmushi
Um inseto parasita de barriga branca, costas azuis, braços que lembram nadadeiras e uma cauda que se parece com uma escova. Ele se aloja no figado mas seus sintomas afetam a coluna, ao morder a parte de trás do figado Sori no kanmushi causa muita dor ao hospedeiro fazendo com que sua coluna fique curva e deformada. Raizes de Saussurea costus e Atractylodes japonica são medicamentos eficazes contra esse parasita.

Fontes:
http://yokai.com/gyouchuu/
http://yokai.com/hinoshu/
http://yokai.com/sanshi/
http://yokai.com/oozakenomushi/
http://yokai.com/taibyounokesshaku/
http://yokai.com/kakurannomushi/
http://yokai.com/mimimushi/
http://yokai.com/kishaku/
http://yokai.com/koshou/
http://yokai.com/kitai/
http://yokai.com/gyuukan/
http://yokai.com/hishaku/
http://yokai.com/haishaku/
http://yokai.com/haimushi/
http://yokai.com/hizounomushi/
http://yokai.com/umakan/
http://yokai.com/sorinokanmushi/
http://yokai.com/hizounokasamushi/
http://yokai.com/akuchu/
Vento Föhn
https://books.google.com.br/books?id=qNjIBQAAQBAJ&pg=PT66&lpg=PT66&dq=doen%C3%A7as+mitologicas&source=bl&ots=2Q5j-Vxn0V&sig=X7kzooyyuy5engRPSULoIm0JS84&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjr3dma24jcAhXFjJAKHRX6D804ChDoAQhBMAc#v=onepage&q=doen%C3%A7as%20mitologicas&f=false
https://mentesadolescentes.com/wendigo/
https://en.wikipedia.org/wiki/Joint-eater
https://en.wikipedia.org/wiki/Aerico
https://www.wattpad.com/164127506-the-a-z-of-supernatural-creatures-a-aerico
https://web.archive.org/web/20081212012020/http://myths.freshcaffeine.com/european/
https://en.wikipedia.org/wiki/Miasma_theory
https://en.wikipedia.org/wiki/Nine_diseases

Nenhum comentário:

Postar um comentário