11 de junho de 2017

Mitologia: Taniwha

Nascido da cultura maori, taniwha é um ser folclórico semelhante a um dragão ou uma serpente marinha. Apesar de ser uma criatura mitológica muitos maoris acreditam na existência desses seres, gerando protestos caso o governo ameasse destruir o habitat de um taniwha com um projeto de construção.

Origem:
Algumas lendas contam que certos taniwhas costumavam ser animais comuns como tubarões ou golfinhos, com o passar do tempo eles foram transformando em taniwhas ganhando asas e escamas.
As vezes quando pessoas tinham relações próximas com taniwhas, elas poderiam voltar como um depois que morressem

Características:
Sua forma física é bem variável, alguns tem a aparência de um lagarto gigante com asas, outros pareciam serpentes marinhas, tubarões, baleias e até mesmo troncos de madeira flutuando em rios, por ser uma criatura mistica, alguns também podiam mudar de forma.

Hábitos:
Taniwhas geralmente habitam rios, lagos, mares ou cavernas, como muitos monstros marinhos, taniwha tem o costume de devorar pessoas e sequestrar mulheres para torna-las suas esposas.
Dizem que sua urina é toxica e pode ser usada tanto como mecanismo de defesa quanto para causar desastres naturais como deslizamentos próximos de rios.
Ao devorar uma pessoa, taniwhas acabam engolindo objetos que essa pessoas carregavam, como espadas, joias, roupas e até mesmo embarcações, quando caçadores de taniwhas abrem seus estômagos encontram vários desses objetos ainda intactos

Fraquezas:
Muitas vezes as pessoas faziam oferendas e recitam feitiços para acalmar ou ganhar a proteção de um taniwha, geralmente nesses casos o taniwha protege determinada tribo ou povo ou região.
Eles também podem ser mortos como qualquer outro animal

Fontes:
http://www.teara.govt.nz/en/taniwha
https://en.wikipedia.org/wiki/Taniwha
https://sites.google.com/site/straightouttap10/home/novels/the-bone-tiki/characters/taniwha

Nenhum comentário:

Postar um comentário