7 de outubro de 2014

Plantas: Visco branco

Como eu tinha dito no post do carvalho: aqui a segunda planta importante para os druidas era o visgo, e aparentemente o visgo branco, os visgos crescem em cima de troncos das arvore, como um parasita sugando a seiva da arvore para sobreviver (eu tenho uma teoria de que as plantas parasitas não são tão verdes quanto outras plantas, já que elas não produzem a própria comida porque elas precisariam ter clorofila?)
 Dizem que possui um cheiro horrível quando seco e um gosto amargo.


File:Viscum album 002.JPG
Ahhhhh cara ele é tão bonitinhoooo
Cultivo:
Acredito que o cultivo seja feito do mesmo modo que as plantas que ninguém quer, simplesmente começam a brotar do nada... (Isso significa que eu não posso cuidar dela, por algum motivo eu não sou boa em cuidar de plantas mais...simples) Mas parece que ela poder ser espalhada por pássaros.

Medicina:
...É.... Muita coisa para eu ler e entender, e depois explicar da minha maneira... Desculpe, mas vou ter que dar um "copi-cola ", quem quiser saber mais detalhes pode consultar as fontes.

Albuminúria, arteriosclerose, circulação, edema, epilepsia, frieira, hipertensão, leucorreia, menopausa, nervos, tosse. Anti-espasmódico e redutor da pressão sanguínea. Para as mulheres, Viscum album pode ser usado como um remédio à base de plantas para tratar problemas da menopausa, incluindo ondas de calor , dificuldades respiratórias, alterações hormonais, e palpitações cardíacas. Ele também é usado para ajudar a regular questões circulatório e os sentimentos de ansiedade leve a moderada. Outras condições fêmea que às vezes são tratados através da utilização de Viscum album são os distúrbios menstruais, dores crônicas, o sangramento após o parto, e infertilidade feminina.


Magia:
De qualquer forma ela era considerada uma planta sagrada por ser um tanto quanto rara, era usada como decoração durante festivais de ano novo e como amuleto para a felicidade. Antigamente as pessoas carregavam um ramo durante o solstício de inverno (22 de Dezembro para o norte e 21 de junho para o sul), isso traria riqueza saúde e poder (Hoje em dia esta ligado com aquela tradição de se beijar embaixo de um ramo durante o natal). Antigamente ele era colhido por druidas em roupas brancas, seis dias depois da lua nova, com uma foice de ouro (alguns diziam que era de ferro ou bronze), embaixo da arvore outros druidas colhiam a planta com um manto branco, já que eles acreditavam que se os frutos encostassem no chão, eles perderiam as propriedades enviadas pelos céus. E depois eram usados em um ritual que inclui-a preces, formulas e o sacrifício de dois touros brancos (se você acha que isso é muito sacrifício, deveria ver quantas lhamas eram sacrificadas nos rituais incas), os frutos eram cozidos em uma poção com propriedades salutares.

Fontes:
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/visco-branco.html
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Viscum_album_002.JPG
http://www.babyschmitt.com.br/planetaverdehistoriadomundo1,2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário