6 de julho de 2018

Feitiços: Significado dos nomes (femininos)

Continuando o post sobre o significado dos nomes, dessa vez com os nomes femininos mais populares.

No site que eu pesquisei, um dos nomes mais populares era Maria Eduarda, mas como na lista já tinha Maria eu resolvi substituir por Valentina, afinal se na lista de nomes masculinos tem Enzo, então na lista de nomes femininos deveria ter Valentina

Beatriz
Beatriz pode significar tanto "aquela que traz felicidade" quanto "a viajante", isso porque a palavra para felicidade em latim é "Beatus" o que poderia ter dado origem ao nome, por outro lado a pavra para viajante ou peregrino em latim é "viatrix" possuindo uma pronuncia muito parecida com o nome.

Laura
Pode significar "Loureuro","Folhas de louro" ou "Vitória", visto que o louro era uma planta associada à vitória e ao triunfo, tanto que coroas de louro eram entregues a atletas vencedores das olimpíadas, heróis e sábios na Grécia antiga

Maria
Significa "Vidente", "Senhora soberana" ou "A Pura". Acredita-se que o nome tenha se originado do hebraico "Myriam" o que lhe deu o significado de Senhora soberana e vidente. Há também variações que interpretam o nome como mar de amargura, amor ou oceano azedo.

Júlia
Esse nome pode ter se originado com termo em latim Julius que veio do grego loulos significando fofa ou jovem. Já outras pessoas interpretam Julia como "Filha de Júpiter"

Ana
Vem do hebraico Hannah que significa "Graciosa" ou "Cheia de graça", podendo também significar "benefica", "a que tem compaixão" ou "aquela com misericórdia". Suas variações também possuem o mesmo sentido, Ana Julia poderia significar "Filha de Jupiter cheia de graça" Ana Laura como "Folhas de Louro graciosas" e assim por diante.

Alice
Alice significa "De nobre linhagem" ou "de qualidade nobre" embora eu acredite que a primeira se encaixe melhor para nomear uma pessoa. Esse nome teria origem em Adelaide, onde Adal seria "Nobre" e Haidu "Tipo", "especie" ou "qualidade", podendo ser interpretado como linhagem.
Alguns também acreditam que Alice, viria de Alethos que significa "Verdadeiro"

Sofia
"A sábia" ou simplesmente "Sabedoria". Sem grandes alterações Sofia vem do grego Sophia que significa "sabedoria"

Valentina
Valentina é a variação feminina de Valentim ou Valentino e vem do latim "Valentinus" que significa "Valente" "Vigorosa" "Cheia de Saúde" ou "Forte

Larissa
Acredita-se que esse nome tenha se originado de Larissae, que em latim significa "Da acrópole" ou "Da cidadela". Outros defendem que esse nome venha de Laros dando o significado de "Linda" ou "Adorável"

Isabela
Algumas pessoas interpretam esse nome como uma variação de Elisabeth que por sua vez tem origem no hebraico Elishebba que significa "Consagrada a Deus" ou "Deus é juramento". Já outros acreditam que tenha se originado de Izebel significando "Casta" ou "Pura"

Fontes:
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/laura/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/beatriz/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/maria/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/julia/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/ana/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/alice/
https://www.significadodonome.com/alice/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/sofia/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/larissa/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/isabela/

Nenhum comentário:

Postar um comentário