5 de julho de 2018

Amuletos: Tatuagem

Tatuagens, o ato de marcar eternamente uma mensagem na pele. Muitas pessoas carregam amuletos consigo para obter proteção, mas um amuleto em forma de tatuagem estará para sempre com você, deve ser por isso que algumas pessoas preferem tatuar símbolos mágicos a fim de receber proteção.

Quando estava pesquisando esse tema para fazer esse post, eu encontrei um site explicando todos os cuidados antes de se fazer uma tatuagem magica e achei interessante colocar o link aqui caso alguém queira se aprofundar no assunto, o site se chama A Wicca

Origem:
Acredita-se que a tatuagem surgiu não apenas como uma forma de embelezar a pele, mas também como uma maneira de registrar acontecimentos importantes na vida das pessoas.

As mulheres da tribo Enawene Nauê por exemplo tatuam duas meia luas em torno do umbigo e traços ao redor dos seios após a primeira menstruação marcando o inicio da vida adulta.

Já alguns nativos havaianos fazem pequenas marcas em suas línguas como sinal de luto, esse costume pode ser visto como uma analogia para o luto já que a pessoa passará por um período de silencio até que a ferida se cure, e mesmo após isso, a marca da perda continuará lá.

Função:
A função de uma tatuagem, principalmente na magia, é tão variável quanto a sua forma, na verdade até mesmo a tinta usada pode ter um proposito além de marcar a pele, algumas tribos tinham o costume de misturar a tinta das tatuagens com remédios e outras substancias com a intenção de curar doenças, acelerar o processo de cicatrização ou espantar insetos.

Mas de uma maneira geral, aqueles que tatuam a pele com símbolos mágicos, ou procuram proteção, ou buscam uma característica especifica que a tatuagem signifique, aqueles que buscam coragem, fazem tatuagens de leões ou tigres, os que buscam sabedoria, corujas e assim por diante.

Como é usado:
Como qualquer outra tatuagem, uma tatuagem ritualística ou com fins misticos, não deve ser feita por motivos levianos e nem feita com tatuadores inexperientes em estúdios de higiene questionável, tatuar uma divindade, por exemplo, só deve ser feito se você deseja dedicar toda a sua vida à aquela divindade.

Embora uma tatuagem amuleto ou ritualística possa ser feita usando técnicas modernas com o uso de maquinas, algumas pessoas podem preferir o método tradicional como handpoke ou o Tebori, por ser algo mais artesanal e como é mais demorado e silencioso alguns acabam até descrevendo como quase um período de meditação. Existem até estúdios que usam cristais de quartzo como suporte para a agulha, como é o caso do Estúdio Houhou.

Fontes:
ARAUJO, Leusa. Tatuagem, Piercing e outras mensagens do corpo.  Cosac Naify, 2006
http://www.awicca.com.br/2015/04/tatuagens-magicas.html
http://www.somosvos.com.br/ideia-fixa-handpoke-uma-tatuagem-p-o-n-t-o-a-p-o-n-t-o/
https://www.youtube.com/watch?v=kxqpRvxLDqI
https://followthecolours.com.br/tattoo-friday/houhou-tatuagens-com-cristais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário