19 de julho de 2018

Amuletos: Piercing

Acho que poderíamos dizer que o piercing e a tatuagem são como irmão, uma forma de marcar e dar personalidade para a pele, um simbolo de juventude e rebeldia no mundo moderno.

Como semana retrasada eu escrevi sobre tatuagens devido a um livro que eu estava lendo na biblioteca, essa semana eu resolvi escrever sobre piercings.

Origem:
Assim como a tatuagem, o piercing também foi usado para marcar acontecimentos importantes na vida das pessoas. Os incas, por exemplo, marcavam a passagem de um menino para a vida adulta furando a orelha com uma agulha de ouro e colocando um botão no buraco. Já os chefes caiapós usam um adorno no lábio inferior chamado de botoque durante cerimonias, principalmente as que exigem canto ou oratória.

Função:
Novamente, sua função pode variar dependendo do simbolo que carrega, lua, para fertilidade, flores e corações para amor, sol para prosperidade, isso também se aplica para cores e pedras que o adornarem. Basicamente as regras usadas em amuletos de colares e brincos, também podem ser usadas em piercing.

Como é usado:
Diferente das tatuagens, o piercing não é algo tão eterno e pode ser removido ou trocado facilmente. Mesmo assim devem ser feitos em locais de higiene questionável, ou com materiais de composição desconhecida, os materiais mais indicados para esse tipo de joia são o aço cirúrgico, o titânio e o teflon, por não terem menos chance de causarem uma reação alérgica no corpo

Fontes:
ARAUJO, Leusa. Tatuagem, Piercing e outras mensagens do corpo.  Cosac Naify, 2006
https://pt.wikipedia.org/wiki/Piercing
http://www.proconferenciaparana.com.br/2018/04/o-uso-dos-piercing.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário